Ícone do site Ligado em Viagem

Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 em Sarajevo

Pista Bobsled Jogos Olímpicos Sarajevo

Nós já escrevemos sobre nossa viagem completa pela cidade de Sarajevo na Bósnia e Herzegovina, porém tem alguns pontos turísticos específicos que merecem muito serem detalhados. E um dos lugares mais interessantes que visitamos foi a abandonada Pista de Bobsled e Luge dos Jogos Olímpicos de 1984.

Bobsled, ou Bobsleigh em inglês, é a modalidade de descida de trenó com 2 ou 4 pessoas e Luge é a descida de apenas 1 pessoa. Nós brasileiros tivemos bastante contato com esse esporte de inverno com o filme Jamaica abaixo de Zero.

Sua construção se deu início em 1981 e, além dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1984, ela foi utlizada para competições mundiais até o início da Guerra da Bósnia em 1991. Durante este período, a estrutura da pista foi bastante danificada ao ser utilizada como proteção e também posicionamento de artilharia (é possível ver os buracos na pista, que os soldados usavam para ver e atirar nos inimigos).

Hoje, a pista abandonada se tornou um ponto turístico bem singular. Tomada pela mata, que cresceu ao seu redor, e mais os grafites e pixações nas suas paredes, a pista é uma experiência única, que atrai vários visitantes e praticantes de esportes radicais, que utilizam as instalações para suas apresentações.

Neste video, nós podemos ver o alemão Danny Strasser descer a pista de skate! :-O




 

Nossa visita à Pista de Bobsled e Luge em Sarajevo

Diante de toda essa história, nós tínhamos que conhecê-la!

Mas olha… que lugar difícil de achar. Nós perdemos um bom tempo tentando achar a pista! Fora da região central de Sarajevo, o Google Maps e o GPS não ajudavam de jeito nenhum. Até tentamos procurar pelas placas da cidade, mas nada de achar o caminho certo. Mas tivemos final feliz: depois de dirigir por um trecho da República Srpska e voltar para BiH… chegamos!

Para facilitar a ida de quem quiser visitar o local, a melhor sugestão é colocar no GPS o endereço do Pino Nature Hotel. E chegando no hotel, que fica na estrada principal, é só procurar pela a entrada para a pista.

Para facilitar ainda mais, fizemos um mapa no Google. 🙂

 

 

Nós não conseguimos aproveitar a visita como gostaríamos, pois estava uma chuva muito forte, mas mesmo assim ficamos super feliz em ter visitado. É realmente um lugar diferente, tem um clima de abandono, mas ao mesmo tempo de ter presenciado e sobrevivido a História.





 

Para falar a verdade acho que a chuva até deixou o momento mais mágico!

 



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile