Ícone do site Ligado em Viagem

Počitelj, uma histórica vila fortificada na Bósnia e Herzegovina

Em nossa viagem de 7 dias pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro, nós visitamos primeiro a cidade de Mostar com sua famosa Ponte Velha e depois seguimos estrada para dois pontos turísticos bem diferentes, a vila de  Počitelj e o monastério de Blagaj.

Primeiro vamos falar sobre Počitelj.

 

Depois de 30 minutos de estrada a partir de Mostar, chegamos a vila fortificada de Počitelj . E aqui se prepare para perder todas as calorias do almoço, pois esse pequeno vilarejo fica na encosta de uma montanha e para ter a melhore vista do lugar, além de das melhores fotos, é necessário ir morro acima.

 

O primeiro registro de Počitelj data de 1444 e suas construções com forte influência oriental se deve ao fato de ter sido ocupada por tropas húngaras e otomanas. Devido ter sido construída praticamente incrustada na montanha, com uma grande torre de vigia, a vila tinha grande influência estratégica, porém com tempo foi perdendo importância. Após ter participada de várias guerras com grandes destruições, Počitelj foi declarada em 1996 como parte World Monuments Watch, lista de patrimônios históricos em perigo de conservação, assim o país iniciou um programa de reconstrução da vila.

O passeio pode começar pelo lado da torre Gavrakapetan ou pelo lado do mirante novo. Nós subimos os dois lados e posso dizer que que pelo lado da torre é muito mais bonito. É muito bonito ver todas as casinhas de pedra por cima, tudo é de uma perfeição arquitetônica, que não dá para imaginar como foi feito. A principal atração da pequena cidade é a mesquita Hajji Alija, situada em seu centro histórico.



 

A partir tanto da torre quanto do mirante, dá para ver toda a cidade com o rio Neretva ao fundo. Como o lugar estava com quase nenhum turista, deu para curtir e apreciar as vsitas tranquilamente. O maridoviski, como bom desbravador que é, subiu a torre até o final e disse que a vista lá de cima é deslumbrante, venta um pouco mas valeu a pena.

 

De lá, nós fomos visitar o famoso monastério dervixe Blagaj Tekke.

 



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile