Ícone do site Ligado em Viagem

O dia em que fomos até a fronteira da Coréia do Norte

Podcast Ligado em Viagem #16 - O dia em que fomos até a fronteira da Coréia do Norte

Podcast Ligado em Viagem #16 – O dia em que fomos até a fronteira da Coréia do Norte

Em nossa viagem para Seul, capital da Coréia do Sul, nós ficamos com vontade de ir para ir para seu vizinho do Norte, mas como tínhamos pouco tempo por lá e também estávamos com a Olivia, infelizmente não conseguimos ir. Mas quase chegamos lá… hoje vou contar como foi nossa visita para a DMZ, a zona desmilitarizada que fica na fronteira entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte.

 

COMENTADO NA EDIÇÃO

Sobre: Quem somos e detalhes do blog Ligado em Viagem

Sugestões de links:

 

E-MAIL

Mande suas críticas, elogios e sugestões para podcast@ligadoemviagem.com.br

 

PRODUÇÃO, ROTEIRO E EDIÇÃO

Edson Amorina Junior do blog Ligado em Viagem : https://www.ligadoemviagem.com.br/

 

 

ROTEIRO

Em nossa viagem para Seul, capital da Coréia do Sul, nós ficamos com vontade de ir para ir para seu vizinho do Norte, mas como tínhamos pouco tempo por lá e também estávamos com a Olivia, infelizmente não conseguimos ir.

Mas quase chegamos lá… hoje vou contar como foi nossa visita para a DMZ, a zona desmilitarizada que fica entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte.


O meu nome é Edson Amorina Jr e este é o podcast do blog Ligado em Viagem.


Nós planejamos para as férias de verão da escola da Olivia uma viagem para o Japão e Coréia do Sul.

Na verdade o foco principal era o Japão, que incluímos muito mais dias e várias cidades e pontos turísticos, mas como o vôo poderia fazer escala na cidade de Seul, resolvemos passar alguns dias conhecendo a capital da Coréia do Sul.

Viagem esta que foi muito muito, mas muito legal, a comida coreana é muito gostosa, visitamos museus, pontos turísticos bem interessantes como o palácio imperial, jardins, templos, bairros e, claro, também a região de Gangnam, que ficou famosa pelo video no youtube para a música Gangnam Style do cantor de Kpop Psy.

Porém quando estávamos fazendo o roteiro com o que fazer e visitar, nós ficamos com bastante vontade de conhecer a Coréia do Norte.

Sei lá… foi próximo do encontro do presidente dos Estados Unidos Donald Trump com o supremo líder do país, o Kim Jong-un.

Além do também encontro do Kim com o presidente sul-coreano Moon Jae-in.

Nós vimos alguns tours e também videos no youtube de visitas a Pyongyang, capital da Coréia do Norte, e pensamos: “por que não?”.

Bem… por que estávamos viajando com a Olivia, tínhamos pouco tempo de estadia na Coréia e infelizmente a viagem não seria possível.

Então procuramos alternativas e vimos que existe uma excursão de menos de um dia até o DMZ, que é a zona desmilitarizada que fica entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte.

Nós queríamos também visitar a JSA, a Joint Security Area, que é o único lugar em que as tropas dos dois países ficam frente a frente.

Infelizmente, as excursões que fazem essa visita não aceitam crianças abaixo de 11 anos (a Olivia tinha 8 anos durante a viagem).

Então fechamos o roteiro de meio dia para a DMZ e, olha, valeu bastante a pena. É uma experiência bastante interessante.

O dia começa bem cedo, quando fomos para o escritório da agência de turismos, encontrar os outros visitantes e de onde ônibus partiria.

O roteiro da excursão incluía a visita ao centro turístico do DMZ, que tem um museu com a história da guerra da Coréia, a trégua e também alguns monumentos sobre esse período. Ali também assistimos um vídeo com cenas da guerra e de outros casos, como tentativas de invasão e espionagem.

É neste centro turístico que se encontra o 3° túnel de infiltração. Um túnel cavado pelos militares da Coréia do Norte para tentar invadir a Coréia do Sul, com planos de chegar até Seul.

Depois fomos para o observatório Dora, onde é possível ver a fronteira com a Coréia do Norte, algumas cidades dos dois lados e também a reserva florestal entre os dois países.

De lá, nós fomos para a estação de trem Dorasan, que está preparada para fazer a ligação ferroviária entre a Coréia do Norte e do Sul, porém nunca foi utilizada devido a guerra.

Duas coias interessantes, as várias fotos mostrando as recentes reuniões dos dois mandantes do norte e do sul; e também a possibilidade de comprar alguns produtos diretos da Coréia do Norte, algo que não é possível fazer em outra parte do país. Pelo menos legalmente.

Almoçamos no restaurante que também serve os funcionários e alguns militares que ficam na DMZ. Comida simples, de bandejão, com opções ocidentais e coreanas (bem apimentadas). Eu tomei uma cerveja chamada CASS Fresh, bem no estilo asiático: aguada e gelada.

A última visita antes de retornar para Seul foi o parque Imjingak, onde fica as ruínas da “Ponte da Liberdade”, que era usada para trazer os soldados e cidadãos repatriados da Coréia do Norte.

Cansados, não só pelo passeio puxado, mas também pelo forte sol que estava, nós voltamos para a capital da Coréia do Sul.

Mas não ache você que foi para descansar, nós só demos uma respirada, comemos alguma coisa e já partimos para o Memorial e Museu da Guerra da Coréia. Um dos melhores museus que já visitamos e que futuramente terá nossa atenção no blog e no podcast.


Espero que você tenha gostado de ouvir a nossa experiência de quase viajar para a Coréia do Norte.

Em nosso blog Ligado em Viagem nós temos várias dicas que podem ajudar no planejamento de suas viagens e no post deste episódio, eu incluí alguns links interessantes.

Para continuar a ouvir novos episódios e também ver os temas que já publicamos, assine o Ligado em Viagem no seu app de podcast preferido do iPhone ou Android ou também no Spotify, Deezer, SoundCloud e até no YouTube.

Você pode ajudar a gente a continuar contando nossas histórias e dicas de viagem por aí, compartilhando esse episódio com seus amigos ou mesmo comentando em nossas redes sociais. Nós somos ligadoemviagem no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.

Se você quiser falar diretamente com a gente, envie um e-mail para podcast@ligadoemviagem.com.br.

Fique em casa se puder, fique saudável e que rapidamente nós possamos voltar a ter boas viagens, até a próxima e tcha-au!

 

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile