Ícone do site Ligado em Viagem

Portugal – Praia Dona Ana e Praia do Pinhão, Lagos

Independente do lugar, todo mundo gosta de ir para a praia tomar um solzinho e molhar as canelas para fazer uma sessão de descarrego. 😛

E quando a praia é tão linda que parece cenográfica, ajuda ainda mais na intensidade da “sessão xô coisa ruim”. Por isso, em nossa viagem de desbravamento de Portugal tivemos que fazer por um momento nossa base em Lagos, na Região de Algarve, precisamente colados à Praia Dona Ana.

Praia Dona Ana

A praia Dona Ana é considerada uma das mais bonitas da região do Algarve. Não é para menos. Falésias douradas ou de cor de cobre dependendo da luz do sol, mar de diversos tons de azul e verde, mar calmo, possibilidade de fotos maravilhosas e de quebra uma ótima infra-estrutura.

Ah! Porém, tudo isso tem um preço a ser pago: escadas! Como os hotéis ficam em cima das falesias, para acessar as praias é necessário descer e descer…  A escada é grande e tals, mas nada demais… Pra descer todo santo ajuda e para subir com a tralha toda é fazer paradas estratégicas para pode tirar mais fotos. 😉

Como fomos depois do pico da temporada, a praia não estava mega lotada, porém o estacionamento diminuto é disputado a tapa. Para garantir a sua vaga, chegue cedo.

Mas nem tudo é mil maravilhas. Mesmo com o sol bastante quente e o céu sem núvens, tem um vento insistente e gelado que não perdoa… É assim mesmo no ano todo? O bom é que você não sente a pele torrar… Mas o ruim é sair da água, que já não tem lá temperaturas agradáveis, e ter que enfrentar essa brisa congelante. Ah! E ter que sair correndo atrás do guarda-sol de vez em quando… Quem nunca?

Bom, na praia da Dona Ana a areia é bem grossa, tipo esfoliante para os pés, então um sapatinho para proteger os pés vai bem. E, como já falei do vento, se der compre um quebra vento, vai ajudar horrores.

Na praia em si, não deixe de explorar cada canto, as formações rochosas são lindas, depois de dar uma volta e só sentar e desfrutá-la olhando aquele mar de mil cores.

A partir da Dona Ana, dá para fazer uma pequena trilha, pelas falésias, que leva a próxima praia, a Praia do Pinhão.

Praia do Pinhão

A trilha super tranquila, que deveria levar uns 10 minutinhos, acaba parecendo muito mais longa, pois você acaba tendo várias vistas da praia Dona Ana e as demais praias da região: Pinhão, Meia, Estudantes e Batata, fazendo com que a cada 5 passos você tenha que parar para uma foto.

O acesso à praia também é feito por escadas, mas ao contrário da Dona Ana, ela não tem tanta infra para receber seus visitantes e se quiser fazer um lanchinho, é necessário recorrer a famosa “farofa”.

A Praia do Pinhão é bem menor em extensão e mais protegida dos ventos que a Dona Ana e possui uma parte que pode ser acessada por uma passagem nas pedras, onde casais ficam mais sossegados.

Mas a água ainda é fria e o vento, mesmo que mais fraco, esfria. Então as recomendações continuam as mesmas.

Várias fotos depois e frases como: “puxa, como esse lugar é lindo”, “que mar maravilhoso”, “só mais uma foto”… seguimos o rumo para as demais praias de Lagos.

E pode ter certeza, vem mais belezuras por aí.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile