Ícone do site Ligado em Viagem

As praias de areia preta da Islândia, incluindo Reynisfjara e Vík

As praias de areia preta da Islândia, incluindo Reynisfjara e Vík

Você está procurando quais são as praias de areia preta e as praias de areia negra da Islândia para incluir no seu roteiro de viagem e passeios a partir da capital Reykjavik? Está fazendo muito certo! São lugares lindos que merecem ser conhecidos.

Em uma viagem para a Islândia é certeza que, independente da condição do clima, iremos encontrar as mais belas paisagens. A mãe natureza fez realmente um grande trabalho no país e como exemplo disso temos as fantásticas praias pretas.


O país é tão lindo que já serviu para várias produções cinematográficas, como por exemplo a série Game of Thrones da HBO. Nós escrevemos sobre isso especificamente em uma de nossas publicações:


Em nosso roteiro de viagem de 5 dias pela Islândia, a ilha do gelo e fogo, nós visitamos três dessas praias.


Conheça 5 Cachoeiras Sensacionais na Islândia que vale a pena incluir em seus passeios.


Por que as areias das praias da Islândia são pretas?

Cientificamente, a explicação é dada por sua formação de fragmentos de basalto, uma rocha de cor negra, provenientes das atividades vulcânicas, bastante comum na região. Porém por que não acreditar que, apesar dessa característica existir em outros lugares no planeta, ela foi um presente para tornar a viagem pela Islândia ainda mais inesquecível.

Ainda hoje, mesmo que vulcões não estejam em atividades e em erupção, resíduos de areia negra são depositados no litoral congelado do país.

Sobre vulcões especificamente, nós temos dois episódios do podcast em que falamos sobre como foi visitar um deles:


Ofertas de passeios na Islândia incluindo praias de areia preta

 

Praia de Diamantes em Jökulsárlón

O rio que sai do Jökulsárlón, um dos mais famosos lagos glaciais da Islândia, desboca no mar e a praia próxima é chama da de Praia de Diamante, por ser possível encontrar pedaços dos icebergs em sua areia preta.

O contraste do branco e transparência do gelo com a negritude do basalto dá um efeito lindo.

Nós fomos no verão, então com a temperatura mais alta e por isso com poucas formações de gelo e mesmo assim adoramos. Com o adicional que estávamos no lugar no sol da meia-noite! E, sim, mesmo no verão as temperaturas na Islândia são bem frias, é bom ir preparado.


Praia de Víkurfjara em Vík í Mýrdal

A cidade de Vík í Mýrdal é o destino mais procurado pelos turistas que querem conhecer as praias de areia preta da Islândia, além de sua igreja do telhado vermelho.

A praia que fica a passos do seu pequeno centro é chamada de Praia de Víkurfjara e, além da suas areias pretas, é possível admirar os rochedos e pequenos picos no beira mar. Outra atração são os papagaios-do-mar, os Puffins, característicos da região, porém difíceis de serem encontrados.


Praia de Reynisfjara em Vík í Mýrdal

Outra praia próxima a cidade de Vík í Mýrdal é a Praia de Reynisfjara, provavelmente o melhor exemplo de praia negra islandesa, inclusive já tendo sido indicada pela National Geographic com uma das praias não tropicais a ser conhecidas.

A praia é bem extensa, com um estacionamento grande bem próximo e com lindas vistas de todos os lados.


Mas um de suas grandes atrações são essas paredes formadas de estacas de basalto, chamadas de Reynisdrangar. Diz a lenda que elas na verdade são trolls petrificados, seja pela ação de um nascer do sol inesperado ou pelas mãos de um marido enraivecido por ter sua esposa raptada e morta por eles.

De qualquer forma, elas formam uma paisagem linda.


IMPORTANTE: Perigo ao visitar as praias de areia preta da Islândia

Em nosso podcast, nós falamos bastante sobre o perigo que é visitar as praias da Islândia. O mar que normalmente é mais calmo, sem ondas aparentes e até mesmo a confusão que se dá pelo diferente contraste da areia negra com o mar e pedras de gelo, faz com que turistas não se deem conta do risco de afogamento.

Mas sim, ele existe.

Então, tome muito cuidado, principalmente com crianças e adolescentes. Evite ficar de costas para o mar para não ser pego de surpresa pelas ondas que podem surgir sem aviso. Inclusive elas são chamadas de sneaker waves (traduzindo literalmente, ondas de tênis). A junção da força da água com sua temperatura água é bastante perigosa.

Recado (importante) dado, não deixe de curtir as lindas paisagens das praias pretas da Islândia e tirar muitas fotos.


Outras publicações para ajudar no seu planejamento de viagem para a Islândia

Leia também nossos roteiros completo pela Islândia:

E não deixe de ouvir nosso episódio do podcast em que falamos sobre como é uma viagem para a Islândia sozinha ou em família (com Erika Carneiro e Amanda Trintim).


Ofertas de Hospedagem na Islândia

Dicas de onde ficar em hotel, hostel e bed & breakfast na Islândia:

Booking.com

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


Blogagem Coletiva

Este post faz parte de blogagem coletiva. Veja mais com os nossos amigos blogueiros que também participaram #praiaspelomundo


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile