Ícone do site Ligado em Viagem

Provença na França x Toscana na Itália? Comparação de Custos, Tempo, Cidades e Pontos Turísticos.

Provença França Toscana Itália - Custos, Tempo, Cidades e Pontos Turísticos

Quando precisamos fugir de nossa vida de trabalho e aproveita nossas férias, temos em média por ano de 15 a 30 dias para nos desligarmos da correria e aproveitar esse mundão afora. E também sabemos que é necessário muito planejamento para que a viagem dos sonhos não se transforme em uma enorme dor de cabeça e decepção.

França e Itália estão na lista de qualquer pessoa e claro, pensou nesses países, pensou nas famosas regiões da Provença e Toscana. Eu já tive a oportunidade de visitar as duas regiões e aqui vou dar os meus pitacos, caso infelizmente tenha que escolher uma só.

 

Quando ir para Toscana e Provença

Os melhores períodos para visitar Toscana são o final de maio, junho, primeira metade de julho e depois em setembro e outubro. Bom como já falei visitamos a região em junho, pois queríamos ver ainda o cor verde que só a primavera traz e aproveitar as longas horas de sol, aproximadamente de 9 a 10 horas por dia. As temperaturas são mais amenas, mas ainda bate aquele ventinho frio. Quem tiver sorte em junho pode esbarrar com um campo de girassol… Só vimos campos e mais campos de trigo. Em maio, de acordo com conversas com os proprietários das pousadinhas que ficamos, ainda chove muito e no verão, o calor é insuportável. Já para quem quer pegar a época de colheita das uvas, o ideal é a partir de setembro e a paisagem deve ficar uma coisa indescritível.

Paisagens da Toscana na Itália

 

Já para a Provença, vá no final de junho e julho. Pensou em Provença pensou em campos de lavanda, não tem jeito. Ver o tapete de flores roxas em contraste ao céu azul não tem preço. Para ver esse espetáculo da natureza, eu fiz uma reza braba e pedi que o inverno do ano fosse ameno, de qualquer maneira a tendência é que os campos comecem a florescer no final de junho atingindo o pico nas duas primeiras semanas de julho e depois começa a colheita. Como tudo depende do clima, isso pode variar uma semana pra mais ou pra menos. Neste período, as temperaturas ainda são amenas, então o tempo pode virar de repente, depois de um belo dia de sol o seguinte pode ser totalmente nublado e um tico frio para padrões brasileiros. 😉

Campos de Lavanda da Provença na França

 

Tempo de viagem na Toscana e Provença

Pra quem tem muita disposição, a região da Toscana pode ser visitada em uma semana bem rodada. O ideal é ter uma cidade-base e de lá fazer os passeios. Escolhemos Siena como a nossa cidade-base durante nosso pequeno giro. Outro ponto que facilita horrores é que as cidades ficam muito próximas uma das outras, assim dá para visitar uma ou duas cidades na parte da manhã, almoçar em uma e terminar o dia em mais duas cidades. Fizemos assim de boa e com a nossa pequena, sem correria.

Palazzo Comunale de Siena na Região da Toscana na Itália

 

Na Provença, também com uma semana é possível curtir a região sem tanta pressa e sem tanto cansaço. Escolhi como base a cidade de Roussillon, mas não sei se escolhi a base errada, pois as distâncias percorridas foram entre duas e duas horas e meia de estrada simples e cheias de curva, uma visão maravilhosa, mas bem cansativo e perigosa, não é fácil pra ninguém.

Cidade de Roussillon na Região da Provença na França

 

Custo na Toscana e na Provença

Bom, não vou contar o custo da passagem aérea / trem e nem custo de aluguel de carro para fazer a comparação, ok?

Neste item a Toscana ganha de longe da Provença. Geralmente os hotéis da região da Toscana tem incluso na diária o combo estacionamento e café da manhã, o que ajuda bastante no controle dos gastos. Já na Provença, geralmente tudo é a parte e os preços não são tão camaradas. Espere gastar entre 10 a 15 Euros no café da manha por pessoa e de 20 a 40 Euros em estacionamento do hotel, pois não é recomendável deixar o carro na rua, já li vários relatos sobre furto e não quis me arriscar…

Um almoço em um restaurante bonitinho, entrada + prato principal + bebida, sai por casal uns 30 – 40 Euros na Toscana. Já na Provença mais uma vez o gasto é maior e depende muito do que você for comer, chegamos pagamos num almoço em uma Hamburgueria 55 Euros, isso sem bebida alcoólica, e no jantar a nossa conta sempre ficava na casa dos 50 – 70 Euros por casal. E não estou falando de restaurantes badalados, tá.

Para economizar em refeições? O velho e bom supermercado! O ponto fraco é que se o quarto não tiver um micro-ondas à disposição, é melhor se contentar com refeições frias, fizemos em alguns dias que não estávamos a fim de restaurante e/ou a baixinha estava cansada demais.

Estacionamento em Toscana nas maiores cidades, como Siena e Pisa, também não é caro e geralmente é pago por hora naquelas maquininhas automáticas, custando uma média de 3 Euros/hora. Na Provença também é o esquema das máquinas automáticas, mas o valor fica entre 5 – 6  Euros/hora. Com relação ao custo de combustível, viajei de carro nas duas vezes, o preço tanto na Itália como na França são equivalentes. Mas meu amigo quando se fala em pedágio… Tenho até arrepios das estradas francesas, o valor é alto e quase igual no Brasil, tem sempre um a espera de você onde você menos imagina. Na Itália, rodamos grandes distâncias e pagamos um preço mais justo, pois era cobrado por quilometragem.

Um resumo de tudo isso é que eu gastei bem mais em 16 dias viajando pela Provença, incluindo Cote d’Azur, do que os 23 dias pela Itália, incluindo regiões da Lombardia, Vêneto, Lázio, Toscana, Emília-Romana, Ligúria e Trentino alto Ádige…

Veja nossos planejamentos completos em:




Cidades na Toscana x Paisagens da Provença

Pra mim Toscana significa cidade e Provença paisagens pelo caminho.

Vou explicar, eu gostei mais do tipo de cidade que compõe a região da Toscana, aquela cidadezinha medieval cheia de bandeirinhas pelas ruas estreitas, cada cidade tem aquele “fator x” que a faz inesquecível. O que falar de Cortona e sua casa mais famosa Bramasole, Bagno Vignoni pequenina e com um jardim secreto, a fofura de Pienza, as torres de San Gimignano, ah! E Pisa e Florença!!! Quanto a paisagem,  vimos  muitos campos  que muitas vezes me fez lembrar a região sul do Brasil.

Região da Toscana na Itália

 

Já na Provença o que mais impacta são as paisagens… Isso ela ganha de lavada da Toscana. Campos lindos de lavanda ao lado de campos de girassóis, as calanques, a água azul turquesa da região de Gorges du Verdon mesmo com chuva e dia nublado, Roussillon e os milhares tons de ocre, a Abadia Senanque ornada com um jardim de lavandas… Bom aí não tem pra ninguém. Já as cidades eu falo que elas são mais bonitas vistas de longe, mesmo as ruas de pedra e as casas cor areia e janelas de cor pastel não me envolveram.

Região da Provença na França

 

Fica a dica: Ambas as regiões tem algo em comum, merecem ser desbravadas de carro!

Viajando de carro

 




Guloseimas e Souvenires na Toscana e Provença

Existem várias opções quando se trata de souvenir de uma viagem. Tem gente que curte imã de geladeira, camisetas, outros como eu aficionados por canecas e por aí vai. Mas agora eu meio que mudei a minha percepção do que é um souvenir para mim e isso graças ao maridoviski que curte provar de tudo um pouco e gosta de levar um pouco do sabor e das sensações dos locais que visitamos para o nosso cafofo.

Na Toscana o que não faltam são opções de vinhos para apreciar na hora e no conforto do lar. Várias lojas oferecem o serviço de entrega para o mundo inteiro, então dá para comprar sem ter que ficar pensando no peso que a mala vai ficar.

 

Lojas de vinho em Montalcino na Região da Toscana na Itália

 

Outro produto que deve ser incluído na sua lista, é o queijo pecorino de leite de ovelha, muito gostoso. Compramos um pedacinho. Embrulhe bem, pois o cheiro é bem acentuado.

Compramos também uma massa de macarrão de um produtor local e bem pequenino, vale a pena levar um pacotinho para aquele jantar especial. E para fechar sobremesa, claro! Um pacote de Cantuccini, que é um biscoito de amêndoas duuuro que dói, mas é muito bom!

Café com cantuccini

 

Na Provença deixe as preocupações de lado e se entregue ao um mundo de geléias, chocolates, enlatados, condimentos, cheiros e mais um pouco… Voltamos carregados com essas delícias e vale cada centavo de euro gasto.

Compotas da Região da Provença
Sardinhas em conserva

 

E fora guloseimas? Compre os famosos sabonetes de Marseille e penduricalhos fofos, produtos L’Occitane, tintas para aquarela feito com o ocre da cidade de Roussillon, imãs de cigarras que estão presente no cotidiano provençal. Opção é que não falta.

Aquarela feito com o ocre da cidade de Roussillon
Prontos L’Occitane

 

E então, qual seria sua primeira viagem: a Região da Toscana na Itália ou a Região da Provença na França?

 

Ofertas de Hospedagem na Toscana na Itália



Booking.com




Ofertas de Hospedagem na Provença na França



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile