Rota dos Pueblos Blancos na região da Andaluzia na Espanha

Rota dos Pueblos Blancos, um passeio perfeito na região da Andaluzia na Espanha

Em nossa viagem para a Espanha no final do ano, nós incluímos um roteiro perfeito em nosso roteiro de viagem, muito parecido com uma boneca russa. Nessa camada interna, nós fizemos um passeio maravilhoso pela Rota dos Pueblos Blancos ou em português as Cidades Brancas, encravadas nas montanhosas de clima árido e de cor marrom na região da Andaluzia.

Leia nosso planejamento de viagem de 15 dias de carro pelo sul da Espanha, incluindo Madrid e região de Andaluzia, pelas cidades de Córdoba, Sevilla, Ronda e Granada.

Como são várias as cidades para se visitar, a Wikipedia indica 22 aldeias nessa rota turística, nós fizemos uma seleção prévia para um roteiro de 2 dias. Escolhendo aqueles que tivessem características próprias, para aproveitar o máximo o que esse passeio tem a oferecer.

Outra dica é montar uma base, uma cidade para se hospedar, próxima ou dentro da região dos Pueblos Blancos, para facilitar o deslocamento entre elas. Nós nos hospedamos na cidade de Ronda, no Hotel Catalonia Ronda e, como falamos no post de planejamento para a Espanha, foi uma excelente escolha.

Encontre outras opções para onde se hospedar na região da Andaluzia no Booking.com.

Nossa viagem foi no final do ano, durante a estação de inverno, que pode ser bem rigoroso e até ocorrer alguma nevasca, já que muitas estrada passam por áreas de alta altitude. Porém nós tivemos muito sorte e os dias foram lindos, como muito sol e temperaturas de até 2 dígitos.

O único porém é que devido a estação e período de festas, muitos restaurantes e museus estavam fechados. A vantagem é que a quantidade de turistas estava bem pequena e nos deu a oportunidade de conhecer restaurantes familiares e fazer lanchinhos e piqueniques com comidas compradas em mercado.

Vamos às cidades visitadas em nosso roteiro.

Nosso roteiro dos Pueblos Blancos na Espanha

Nós visitamos essas cidades em dois dias, dividindo o roteiro em:

E sim, o ainda que existam alguns passeios guiados pela Rota dos Pueblos Blancos, o ideal é alugar um carro e fazer no seu tempo. Além de que as paisagens e estradas desta região são maravilhosas e merecem uma parada nas áreas de descanso para curtir e tirar fotos.

Mas no caso de você não conseguir alugar um carro, nós indicamos os passeios pelos Pueblos Blancos oferecidos pelo GetYourGuide. Existem varias opções, vale pesquisar.

Rota dos Pueblos Blancos, um passeio perfeito na região da Andaluzia na Espanha

Agora eu vou escrever um pouco sobre cada uma das aldeias brancas visitadas.

Vejer de la Frontera

Foi amor à primeira “plaza”. Não tem como não iniciar falando desta cidade se não for sobre sua linda Plaza de Espanha. A praça com a fonte com os azulejos coloridos e suas laranjeiras é muito fofa, ainda mais com as casas brancas ao fundo.

De lá nós subimos a ladeira para chegar na parte alta da cidade com destino ao Centro Histórico, mas primeiro fomos almoçar e escolhemos o El Cabalo, um dos restaurantes familiares da cidade. Comida caseira muito gostosa. O maridoviski comeu um Rabo de Toro, uma rabada tradicional da região e gostou bastante.

Depois de alimentados, fomos passear e além de passear pelas vielas e casas brancas da cidade, eu indico quatro pontos para não deixar de visitar:

O acesso a esses dois lugares é bem mais fácil de carro, mas eu vi que há pontos de ônibus nos locais que paramos.

Ah! Nos domingos há uma feira de artesanato na rua principal da cidade velha que vende de tudo um pouco. Uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais do que é fabricado e comprado na região.

Arcos de la Frontera

Aqui foi amor ao pôr do sol. Visitamos esta cidade do Pueblos Blancos já no final da tarde do primeiro dia e para chegar ao centro antigo e murado é necessário subir uma leve ladeira que queimou todas as calorias do almoço, lanche da tarde e até da janta que nem tínhamos comido.

Apesar das vielas estreitas, Arcos de la Frontera não é tão pequena e tem vários mirantes, igrejas para se visitar e oportunidades de caminhadas por suas casas brancas.

Nós vimos o pôr do sol na Plaza del Cabildo e foi maravilhoso. Fazia tempo que não via um fim de dia de uma cor laranja surreal e ainda mais com as lindas montanhas da região de Andaluzia no horizonte.

Ainda na medina, o centro antigo murado, foi muito legal se perder pelas ruelas que começavam a ganhar tons azulados devido ao cair da noite. Nós fomos em direção ao Mirador Pena Vieja que dá para o vale e o rio Guadalete. Devido a noite, não tínhamos tanta visão da paisagem, mas ainda estava bonito e matamos a curiosidade.

Setenil de las Bodegas

Bonito e pitoresco. Desde que colocamos o pé para fora do estacionamento, nós demos de cara com as casas em simbiose com as formações rochosas do local. É tudo muito bonito e também meio que claustrofóbico e com sensação de que tudo pode desmoronar a qualquer momento.

A aldeia de Setenil de las Bodegas foi construída utilizando a montanha como paredes e até telhados de suas casas. A diminuta praça principal é muito bonita, mas a dica é realmente ser perder por suas vielas, mas com o aviso de que a caminha é longa e cheia de desníveis. Um passeio lindo nos Pueblos Blancos, mas bem cansativo.

Um verdadeiro lugar que parece perdido no tempo.

Grazalema

Foi amor à primeira vista. Mesmo chegando só no finzinho do dia, nós ficamos encantado com este vilarejo cravado entre montanhas dentro do Parque Natural de la Sierra de Grazalema.

O caminho até esta cidade dos Pueblos Blancos já é lindo, pois é muito diferente das estradas que percorremos na região da Andaluzia, onde se vê somente oliveiras, oliveiras, mais oliveiras e a cor marrom. A vegetação da estrada do parque é mais um verde vivo, com direito a flores mesmo no mês de dezembro. E passamos por pequeninos vilarejos perdidos no tempo, com senhorezinhos e senhorinhas andando calmamente pela estrada.

A cidade de Grazalema em si é linda, compacta e bem fácil de andar. E o mais gostoso é que na cidade tem várias lojas com produtos locais, onde pudemos degustar um jamón fresquinho, comprar balas de framboesa artesanal e bolos na Panederia Golosa.

Dois pontos turísticos legais para se visitar são:

Olvera

De longe, mas nos apaixonamos. Para essa aldeia dos Pueblos Blancos é muito mais uma dica para tirar aquela foto linda, do que realmente uma sugestão de passeio turísticos, pois a  melhor vista de Olvera é de longe.

Nós tivemos a chance de vê-la de diferentes pontos durante o nosso caminho até Grazalema e realmente valeu muito essas paradas, pois ela é muito bonita.

Vou aproveitar para  colocar por ordem de preferência aos Pueblos Blancos que visitamos: Grazalema, Vejer de la Frontera, Setenil de las Bodegas, Arcos de la Frontera e Olvera.

E claro, não deixe de ler sobre Ronda, a cidade em que nos hospedamos e com pontos turísticos lindos, como a imensa Ponte Nova e sua histórica Plaza de Toro.

A guria do blog Apure Guria escreveu sobre sua visita e o que fazer em Granada e Alhambra.

Digas gerais para uma viagem para a Espanha

Nós escrevemos dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional, não deixe de ler:

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.