Ilhas Uros e Taquile em Puno no Peru

Puno no Peru

Depois de visitamos o lado boliviano do Lago Titicaca em Copacabana, nós fomos para nosso próximo destino, Puno no Peru. A viagem de ônibus levou cerca de 2 horas, porém isso pode depender muito da sua sorte na fila de turistas fazendo a imigração.

O ônibus para na fronteira entre a Bolívia e Peru para que todos os passageiros desçam até a guarita de imigração (um local bem estranho com gente esquista) fazer todos os trâmites necessários. Depois disso ele volta para a estrada, que é MUITO bonita, com o Lago Titicaca nos seguindo por todo o caminho.

Enfim chegamos em Puno, fomos para o Escritório de Turismo, encontramos um hostel bem arrumadinho  e uma agência de turismo com um pessoal bem simpático.

Depois de estabelecidos, nós saímos para dar uma volta pela cidade.

A primeira surpresa foi que no dia que chegamos estava tendo manifestações na cidade, trabalhadores reivindicando melhorias etc., logo o clima estava meio tenso. Mas nada que atrapalhasse o nosso passeio pela Plaza de Armas, Catedral, calçadão comercial e por aí vai.

No dia seguinte, o pessoal da agência nos pegou no hostel bem cedinho e fomos fazer o nosso tour pelas ilhas Uros e Taquile.

Ilha Uros no Lago Titicaca em Puno no Peru

Já adianto que as ilhas Uros são únicas!

Tem uma comunidade inteira que mora nessas ilhas flutuantes feitas com um tipo de planta chamada Totora, que lembra um cipó e, além de ser  bastante resistente e flutuar, também é comestível.

Nós velejamos em um barco de Totora, comemos a comida local e visitamos uma das ilhas. Foi um passeio muito legal e imperdível para quem for para Puno.

Ilha Taquile no Lago Titicaca em Puno no Peru

Depois nós fomos visitar a ilha Taquile, que tem uma comunidade indígena que, segundo o guia, fábrica os melhores produtos têxteis a mão no Peru.

Almoçamos na própria ilha Taquile e olha… foi um dos lugares onde mais paguei os olhos da cara por omelete bem mais ou menos. Depois de saciar a genoveva, nós caminhamos pela trilha que passa por algumas ruínas e paisagens muito bonitas, para então voltar para a cidade.

Ao final do dia, nos preparamos para irmos para Cusco, bem pertinho de nosso principal objetivo: Machu Picchu!!!

E caso queira conhecer um roteiro que tenha Lima como destino, não deixe de ler o post do blog Juny pelo Mundo  sobre sua viagem ao Peru.