Ícone do site Ligado em Viagem

Ribeauvillé – Visitando a feira medieval

Na França, cidades e vilas podem receber uma classificação, que é medida por quantidade de flores, de acordo com o compromisso do governo local com a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente em relação ao incentivo a cultura de cuidados da flora local.

E esse trabalho comunitário resulta em um espetáculo de cores e fofice das flores e plantas espalhadas pela cidade, para que os seus moradores e seus visitantes como nós aproveitem.

Homenagem aos menéstreis da cidade

A história e a como a classificação das cidades é realizada pode ser vista pelo site: http://www.villes-et-villages-fleuris.com/. Na prática, quando você entra na cidade é só procurar por uma placa amarelinha, que geralmente fica perto do nome da cidade, indicando a quantidade de flores que a cidade recebeu.

Nós já tivemos a chance de visitar as seguintes Villes et Villages Fleuris, clicando no nome vai levar ao post correspondente:

Colmar, Lyon, Nice, Cannes, Dijon, Aix-en-Provence, Valensole, Saint Rémy de Provence, Cassis, Avignon, Nancy, Giverny, Versailles, Ensisheim, Eguisheim, Hunawihr, Riquewihr, Niedermorschwihr.

No final de semana em que fomos ao le Parc du Petit Prince, ao invés de fazer somente um bate e volta, decidimos dormir na cidade de Ensisheim e depois ver o que iríamos fazer no dia seguinte.

Maaas recebemos uma mega dica dos nossos amigos que encontramos no parque de que na cidadezinha de Ribeauvillé estava acontecendo uma feira medieval.

E foi pra lá que fomos!

A cidade de Ribeauvillé é pequenina e bem fofa. Por ser pequena, pra estacionar foi um tico difícil, pois todo mundo queria visitar a feira medieval… Tava um pequeno caos, mas deu tudo certo.

Visitamos primeiro a cave da cidade, com o nome da cidade Ribeauvillé, onde o maridoviski ficou minutos e minutos de um lado pra outro decidindo que vinho iria comprar.

Enquanto isso eu e a picurucha ficamos na salinha de recreação, ela se divertindo com os brinquedos e eu vendo as fotos do dia anterior.

Compra feita, atravessamos a rua e chegamos à feira propriamente dita. Várias tendas, pessoas vestidas a caráter, artigos de lã, couro, espadas e geleias.  Tudo feito de maneira a simular a época medieval. Muito interessante.

O que mais gostei foi do suco de maçã, espremido até a última gota na roda de madeira e pedra, para depois ser servido numa máquina inteiramente de madeira.

Até a comida, que aliás estava muito gostosa, era servida de forma medieval, com prato e talheres de um bambu. A experiência foi bem interessante.

Depois demos mais uma andada pela feira e vimos uma reconstrução de uma capela com ossos. Este tipo de “decoração” representa o respeito a efemeridade da vida. Mais uma vez, muito interessante.

No local também havia a possibilidade de brincar de arco e flecha, não teve jeito lá foi o maridoviski… Eu até tentei, mas das três tentativas acertei só umazinha. 🙁

Durante o nosso passeio pela feira, vimos até uma demonstração de duelo de espadas e aquela corrida de cavalos em que o cavaleiro carrega uma looonga lança para tentar derrubar o adversário. Tudo muito bem feito e divertido.

Aí depois foi a hora de conhecer o centrinho antigo da cidade, que é bem típico da região da Alsácia. Repleto de casas em estilo enxaimel, cores vibrantes e com janelas hiper mega fofas.

Um detalhe é que da rua principal do centrinho é possível ver as ruínas do castelo de Saint Ulrich. Existe a possibilidade de visitar, inclusive com entrada gratuita, mas acabamos não conseguindo ir.

Como o tempo já estava com cara de chuva, decidimos ir embora. Mas não antes de comprar guloseimas fresquinhas, que foram devoradas no caminho de casa.

Depois de visitar Ribeauvillé, passamos rapidamente por Riquewihr, que acabou me dando um comichão enorme para visitá-la.

E como ela faz parte das Les Plus Beaux Villages de France, pensei no projetinho, visitar as Les Plus Beaux Villages de France da região da Alsácia. E elas vão ser as protagonistas de nossas próximas postagens.

Ps.: Não podemos esquecer, Pri e Nielsen, obrigado pela dica de Ribeauvillé! 😀

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile