Ícone do site Ligado em Viagem

Roteiro de viagem com o que fazer em Ankara, capital da Turquia

350 km, 350 km, para um pouquinho, descansa um pouquinho 349km. É… difícil… ainda bem que a baixinha só tinha 01 ano e 10 meses nessa viagem, pois ficar no busones um tempo considerável, meu amigo é de matar qualquer um.

 

Leia nossos roteiros de viagem pela Rua Istiklal e pela região de Sultanahmet em Istambul na Turquia.

 

No nosso segundo dia de viagem com a tchurma, saímos de Istambul bem cedinho cruzamos o mar de Mármara e adentramos em terras asiáticas. Oras Istambul tem um pé no ocidente e outro no oriente e agora eu posso dizer que conheço (maridoviski e filhota tb) 0,0001% do oriente. O tempo estava super bom e cruzando os campos férteis da região antiga da Bitinia, fizemos uma parada em Prussias Ad Hippium.

Poxa vida, que lugar mal cuidado… Deu dó. O  lugar parecia com um anfiteatro romano, mas totalmente descuidado. Sei, sei, são ruínas mas a prefeitura local poderia retirar o lixo, impedir que as colunas fossem pixadas.

Prussias Ad Hippium
Prussias Ad Hippium
Casas em estilo enxaimel em Prussias Ad Hippium

 

Depois almoço básico, kafta + arroz + saladinha básica e sobremesa estranha J, e quase 8 horas depois chegamos em Ankara, capital política da Turquia.

Como ainda estava claro, largamos o pessoal e fomos explorar o centro da cidade. Olha lembra São Paulo, sabia? Claro, a diferença esta nos sons que ouvimos e nos cheiros mas em geral bem Sampa mesmo.

Do hotel a pé fomos até a praça central e depois fomos andando sem rumo pelas ruas comerciais, achei uma casa de doces turcos deliciosos e depois andando chegamos até a mesquita Kocatepe. Acreditem se quiser, mas embaixo da mesquita tem um shopping… Até compramos xícaras para chá e o próprio chá para levarmos pra casa. Toda essa caminhada levou umas duas horas. Depois foi o esquema janta-banho-televisão.

 

Doces, doces, doces em Ankara.
Ankara.
Ankara – estátua do Ataturk.
Ankara.
Mesquita Kocatepe – Ankara

 

Leia nosso Planejamento e roteiro de viagem pela Turquia

 

O dia começou morno e terminou emocionantemente tenso. Vamos por partes… Saímos do hotel em direção ao Museu das Civilizações da Anatólia que tem uma rica coleção de achados arqueológicos da Ásia menor, principalmente dos hititas. Olha que lugar legal, viu! Eu gosto de visitar museus, não sou grande conhecedora e este me agradou. Tem uma linha do tempo para você seguir e como a baixinha às vezes não deixava a gente acompanhar o grupo foi bom ter este guia. O museu não é grande, tem uma área externa legal, que estava em reforma com vasos e pecas interessantes.

 

Museu das civilizações
Museu das civilizações
Museu das civilizações
Museu das civilizações
Museu das civilizações

 

Depois fomos visitar o mausoléu de Ataturk, que foi o fundador da Turquia moderna. O lugar é imenso. Gigantesco, sério se considerar que é somente para uma pessoa… Mas enfim, a visita começa em uma esplanada com um belo jardim. Na época que fomos, era outubro, o jardim estava cheio de rosas. Tem algumas estátuas de personagens famosos da história turca e então no final da esplanada chega-se ao mausoléu. Todo feito de mármore com cores sóbrias o mausoléu é um pouco opressor. Eu me senti apertada lá dentro…  fisicamente não é possível mas… cada um com a sua loucura. Dentro do mausoléu tem um fake esquife, e uma área delimitada no chão onde realmente o senhor Ataturk se encontra.

Depois de ver uma troca de guarda, uhu eu gosto disso! Fomos visitar o museu, que conta a história da constituição da Turquia moderna e tem várias relíquias, super interessante, porém não pode tirar fotos. Andando pelo museu de repente você ve uma tela que mostra em tempo real o esquife verdadeiro do Ataturk, desculpe mas é um caixotão..

 

Mausoléu de Ataturk
Mausoléu de Ataturk
Mausoléu de Ataturk
Mausoléu de Ataturk

 

Terminada a visita pegamos o busones em direção a Capadócia!!! Agora sim estamos falando sério. No esquema 3500000  de km tivemos uma parada que quase me deixou louca… com pensamentos, o que foi o que eu fiz…

No meio do nada de lugar nenhum, fizemos uma parada para visitar uma lagoa de sal Tuz Gölü. Muito legal ter uma lago assim no meio do nada… Tá sei que existe o salar de Uyuni, e já visitei o salar do Atacama, salar de Tara, mas no oriente esse foi o primeiro… Ficamos por lá uns 30 minutos e quando estávamos indo embora eis que um barulho ensurdecedor chamou a atenção. Todo mundo parou o que estava fazendo e então outra vez o barulho… Mas desta vez todo mundo viu o míssil indo embora… Nessa hora pensei meleca, na verdade soltei um palavrão mesmo, bom a tensão entre Turquia e Síria iria começar a esquentar… e agente no meio do fim do mundo…

 

Tuz Gölü – Lago de sal
Tuz Gölü – Lago de sal

 

Nem precisa dizer que até chegarmos em Urgup na Capadócia a viagem foi tensa… O guia meio que desconversou, mas chegando no hotel e vendo as notícias depois, deu para ficar mais tranquilo… Bom restou o esquema banho+janta+tv. E que venha a Capadócia!!! Sem mísseis, claro.

E agora a primeira imagem da Capadócia. Foto feita do hotel que ficamos 🙂

 

Capadócia – Ürgüp

 

 

Leia como foi nosso Passeio de Balão na Capadócia, Turquia

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile