Ícone do site Ligado em Viagem

O que fazer em Koblenz na Alemanha, encontro do Rio Reno e Rio Mosel

Koblenz Alemanha

Aproveitamos que as temperaturas ainda não estavam congelantes e demos numa escapadinha num final de semana para a cidade de Koblenz, no Estado de Rheinland-Pfalz na Alemanha. Aproveitamos também para ir ao Mercado de Natal, só não esperávamos ser justo no Totensonntag

Aproveitando sua localização, nós fomos de trem a partir da Estação Central de Karlsruhe e pudemos admirar as paisagens e cidadezinhas na beira do Rio Reno. Sempre agradecemos a vantagen de não depender de carro para toda viagem na Alemanha.


Nós ficamos hospedados em um hotel bem simpático, de precinho camarada e com um bom café da manhã, o Hotel Brenner Koblenz. Ele não fica exatamente no centro, mas com apenas uns 15 minutos de caminhada é possível chegar nos principais pontos turísticos no centro histórico, incluindo onde fica o Mercado de Natal.







Nosso roteiro de viagem em Koblenz na Alemanha

Nós aproveitamos o clima de outono e fizemos toda nossa visita caminhando pela cidade.


O primeiro ponto que visitamos foi o Kurfürstliches Schloss e o seu jardim cheio de folhas amarelinhas, que foram a sensação das crianças.

Em 2011, a cidade de Koblenz foi sede do Bundesgartenschau, também conhecido por BUGA Koblenz  2011, que é uma feira anual de jardins bastante importante na Alemanha. Ainda é possível ver o “Cartão Postal” da feira e tirar fotos engraçadas.


Depois nós continuamos pela beira do rio Reno até chegar no Seilbahn Koblenz, que é um bondinho que atravessa o rio até o Festung Ehrenbreitstein. Mas infelizmente como o vento estava muito forte, ele estava fechado e não foi possível fazer o passeio. Uma pena, pois eu queria ter visto a cidade de um ângulo diferente.


Na sequência chegamos no famoso Deutsches Eck, traduzindo do alemão, nós chegamos na Curva Alemã, onde o rio Reno se encontra com o rio Mosela, ou como o pessoal local diz “Wo Vater Rhein auf Mutter Mosel trifft” / “Onde o pai Reno e a mãe Mosela se encontram”. É onde fica o monumento de impressionantes 73 metros de altura em homenagem ao Kaiser Wilhelm I, que foi o primeiro imperador da Império Alemão unificado em 1871.

O monumento foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e o que vemos hoje é uma mega obra de restauração, concluída em 1993. Partes da estátua original, incluindo sua cabeça, ficam no Middle Rhine Museum de Koblenz.




Voltando para o centro antigo, nós visitamos as várias ruazinhas com casinhas típicas de um centro alemão e nos deparamos com a fonte do menino cuspão, o Schängelbrunnen. A história da fonte remete o período em que a cidade era parte da França e as crianças nascidas nesse período, consideradas franco alemãs, eram usualmente chamadas de Jean. E “Jean” evoluiu para “Schang” e seu diminutivo “Schängel”. A estátua representa essas crianças arteiras ao dar umas cuspadinhas intermitentes nos pedestres desavisados.


Mercado de Natal de Koblenz na Alemanha – Guia 2023

Uma cidade – sete praças – centenas de destaques: o mercado de Natal de Koblenz é um dos maiores e mais diversificados da Renânia-Palatinado. Barracas rústicas de madeira cheiram a pão de mel, concertos noturnos de coro espalham um clima pré-natalino, o mercado de artesanato convida você a vasculhar presentes e itens exclusivos feitos à mão. O cinema infantil, a patinagem no gelo e as árvores de Natal decoradas pelas crianças de Koblenz garantem que os olhos dos hóspedes mais jovens também brilham.

O mercado de Natal acontece nas seguintes ruas e praças: Münzplatz, Am Plan, Jesuitenplatz, Willi-Hört-Platz, adro da Liebfrauenkirche, Zentralplatz e Josef-Görres-Platz (mercado estrela). O Koblenzer Weihnachtsmarkt será de 24/11/2023 até 07/01/2024.


Nós publicamos uma agenda com todas as datas de início e fim dos Mercados de Natal da Alemanha em 2023 que já visitamos, não deixe de conferir.





Bom… e o Totensonntag?

É um feriado da Igreja Luterana que ocorre num domingo durante o período do Advento. É muito respeitado em alguns estados alemães, onde praticamente tudo está completamente fechado. Até para achar um lugar para comer é difícil. Sério! E essa eu não sabia… No final conseguimos achar um restaurante bem gostosinho para almoçar, o Alt Coblenz, com comida típica do sul da Alemanha e boa relação preço e qualidade.


Com a Genoveva satisfeita, pegamos o trem para casa para (realmente começar) a maratona das Feiras de Natal.


Ofertas de Passeios no Rio Reno na Alemanha

Encontre os melhores passeios guiados e atrações turísticas nas margens do Rio Reno na Alemanha.



Ofertas de Hospedagem em Koblenz na Alemanha

Encontre ofertas de hospedagem em Hotel, Hostel e B&B em Koblenz nas margens do Rio Reno na Alemanha.



Booking.com



Mais dicas de viagem para a Alemanha

Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:

Além de dicas para complementar seu roteiro:

E estando na Alemanha, por que não conhecer outros países:

Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile