Ícone do site Ligado em Viagem

Rüdesheim am Rhein, na Região do Vale do Rio Reno na Alemanha

Rudesheim am Rhein Alemanha

Atravessando o rio Reno, já no estado de Hessen, visitamos em uma day trip a cidadezinha de Rüdesheim am Rhein, que segundo corre a lenda serviu de inspiração para a J. K. Rowling escrever sobre o Beco Diagonal, na série de livros do Harry Potter.

O primeiro contato que tive foi ao ver fotos no Pinterest e fiquei animada para ver de perto se era tudo isso mesmo. E não é que é bem legal! Tudo bem que nos deparamos com diversas excursões de senhorinhas e senhorzinhos, que caminham como se não tivessse mais ninguém na rua, mas o clima é tão bom que faz qualquer um ficar animado.

 

Como fomos de carro, paramos em um bolsão de estacionamento que fica mais ou menos a 10 minutos do centro turístico.

Inicamos nossa caminhanda pela Rheinstrasse, a avenida onde ficam os restaurantes com vista para o rio Reno e para as cidades do estado Rheinland-Pfalz, à procura de um lugar para almoçar. E já fica a primeira dica, sempre tenha dinheiro vivo em mãos, Bargeld em alemão, pois muitos não aceitam cartão de crédito ou débito. Nem preciso dizer o quão chato que foi ter que procurar um que aceitasse cartão… e com a fome que estávamos.

Depois de saciar a genoveva fomos em direção à Drosselgasse, que é a famigerada viela que inspirou a J. K. Rowling. A viela é bem apertadinha e apinhada de restaurantes, lojas de souvenir, lojas de venda de vinhos, todas com as placas de ferro forjado bem típicas dando um charme sem igual.

Sim, realmente é muito parecida com a descrição dos livros, mais do que mostrado nos filmes, e dá uma gostosa sensação de nostalgia.

 

Depois de passar pela Drosselgasse, vimos o Brömserhof, um lindo prédio que abriga o museu de instrumentos musicais mecânicos, e mais um pouco a frente, chegamos na vinícola e museu Rheingauer. Decidimos não visitá-los, pois queríamos passear no Seilbahn, o bondinho, que nos levaria até o Niederwalddenkmal, grande atração turística da cidade.

(Eu sei, eu sei… um nome grande mais “alemão” que o outro! 😛 )

 

O bondinho é pago, o ingresso custou 7 Euros para adulto e 3,5 Euros para criança, mas mesmo não sendo tão barato, não deixe de ir, as vistas que tivemos da cidade e dos parreirais que iam montanha acima são maravilhosas. No site oficial dá para conferir datas, horário de funcionamento e a tabela de preços atual.

Lá de cima podemos apreciar o rio Reno e as cidades ribeirinhas do estado de Rheinland-Pfalz. O local mais disputado para fotos é o Niederwaldtempel, que fica logo na entrada do parque. Mais uma vez, vale o esforço, pois a vista é belíssima.

 

E então chegamos ao Niederwalddenkmal, um monumento de 38 metros de altura, que representa a união da Alemanha após o término da guerra franco-prussiana em 1871.

 

Para falar a verdade, todo o local possui uma ótima infraestrutura, com restaurante, café e banheiro público. Nós gostamos muito do passeio.

Depois da nossa visita, fizemos nossa caminhada de volta para o estacionamento e fomos para a segunda cidade do dia, Bacharach, mais uma linda cidade nas margens do rio Reno.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile