Ícone do site Ligado em Viagem

Sternlesmarkt, o Mercado de Natal de Ettlingen na Alemanha

Sternlesmarkt Ettlingen

Em 2023, o Ettlinger Sternlesmarkt abre diariamente de 30 de novembro à 28 de dezembro de 2023 das 11h às 21h e em 24 de dezembro das 11h às 14h na Marktplatz, a praça do mercado em frente à prefeitura de Ettlingen.

O mercado de Natal de Ettlingen na Alemanha, na minha humilde opinião, é um mercado de Natal perfeito.  O mercado é típico de cidadezinhas alemãs: pequeno, compacto e se concentra somente em torno da Marktplatz, a praça comercial e principal da cidade, muitas vezes próximas da prefeitura e prédios mais importantes.


Nós publicamos uma agenda com todas as datas de início e fim dos Mercados de Natal da Alemanha em 2023 que já visitamos, não deixe de conferir.

Mas tamanho não é documento e o mercado contém todas as atrações padrões de um Mercado de Natal alemão, como barraquinhas de Glühwein e Kinderpunsch (vinho quente com ou sem álcool), Wurst (salsichas alemãs) com Pommes (batatas fritas), Raclette (queijo típico suíço derretido sobre um pão delicioso), Crepes e, é claro, Lango (massa frita com diversas opções de cobertura) cuja barraquinhas formam looongas filas.

Raclette
Crepe de Nutella

Para as crianças, há o carrossel que tem mais de 35 anos de idade e, segundo o dono, sofreu quase nenhuma alteração desde o inicio de funcionamento. Um outra curiosidade é que o carrossel é do tipo fast and furious, ele gira muito, mas muito rápido… as crianças adoram, mas nós pais ficamos de cabelo em pé. 😮




Tem também um trenzinho muito fofo que fica dando voltinhas em uma vila típica natalina.


O que é mais gostoso em feiras de natal pequeninas é ver as pessoas que a frequentam: o que mais vemos são famílias com os papis ou mamis que acabaram de sair do trabalho, grupos de adolescentes que acabaram de sair da escola e os grupos de senhorzinhos e senhorinhas, geralmente com gorrinhos de Papai Noel, fazendo a maior festa perto das casinhas de Glühwein e Wurst. É um clima muito gostoso de se ver e de participar.

Mais uma curiosidade, é que toda feira de natal tem a sua Pirâmide, que na verdade é uma torre que fica em cima de uma barraquinha de comida e no seu topo tem uma hélice giratória. Na foto a para entender melhor. Isso encanta todas as crianças, não tem erro. 🙂


E como tudo não se resume a comilança, é possível comprar coisinhas de decoração para a casa, bijuterias, velas e roupas de lã para enfrentar o frio que já esta a todo vapor. Mas se o frio realmente apertar, é só voltar para as barracas de comidas e se empanturrar novamente.


Ofertas de Hospedagem em Ettlingen na Alemanha

Encontre as melhores opções de hospedagem em hotel, hostel e B&B para visitar o Mercado de Natal de Ettlingen na Alemanha.



Booking.com


Ofertas de Passeios em Baden Wurttemberg na Alemanha

Além do Mercado de Natal de Ettlingen, você pode aproveitar para visitar outras atrações em Baden Wurttemberg na Alemanha.



Mais dicas de viagem para a Alemanha

Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:

Além de dicas para complementar seu roteiro:

E estando na Alemanha, por que não conhecer outros países:

Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.



 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile