Weindorf, na festa da uva em Stuttgart na Alemanha

viagem alemanha

Uma coisa que fomos aprendendo depois que começamos a morar aqui na Alemanha é aproveitar o calendário de festas para podermos conhecer cidades daqui com uma perspectiva diferente. E assim fomos conhecer Stuttgart. Em setembro que é o início do outono, várias cidades comemoram a colheita da uva, em Bento Gonçalves tive a oportunidade de ver a Vindima, e aqui entre tantas cidades fomos ver a Weindorf de Stuttgart.

Weindorf de Stuttgart

Quem estiver na Alemanha este ano (2014) a Weindorf de Stuttgart será  do dia 27 de agosto até 07 de setembro.

Stuttgart é a capital da região de Baden Württemberg, uma cidade com forte tradição automobilística, Stuttgart é a casa da Mercedes e Porsche, e também uma forte tradição universitária. A cidade tem várias atividades para oferecer e pode-se planejar uma estadia de 1, 2 até 3 dias! Isso tudo no site oficial de turismo da cidade:

Estudando o site, sem querer fizemos mais ou menos o que é sugerido em um dia de visita, ou como dizem por aqui um Ausflug.

Para quem vai visitar a cidade e planeja  ficar mais de um dia e visitar vários lugares com entrada paga uma dica seria adquirir o StuttCard-Bonus, que é no mesmo esquema do New York Pass.

w.stuttgart-tourist.de/stuttcard

Começamos nossa visita ao Museu da Porsche, post detalhado aqui, e depois fomos para o centro de Stuttgart para a Weindorf e conhecer também alguns pontos da cidade. A Weindorf em si é uma feira com vários produtores de vinho e suas barraquinhas espalhadas pelas principais praças da cidade, além de barraquinhas com comidas típicas, doces e algumas apresentações de dança e música. Tudo muito animado, lembrando animado no estilo alemão 😉

Comida para a genoveva, Weindorf de Stuttgart
Tipicamente, típico alemao
Weindorf de Stuttgart

Andando pela cidade passamos pelo calçadão de compras a Königstraße, com as suas diversas lojas e uma multidão andando por lá.

Passamos pela Schlossplatz Stuttgart, que é um grande jardim, onde todos sem exceção se estiram ao sol e ficam lagartixiando (sol é algo raro por aqui).

Schlossplatz
Detalhe fonte no Schlossplatz
Stuttgart

Vimos o Neues Schloss Stuttgart, que foi o último grande castelo em estilo barroco a ser construído na Alemanha. No princípio o Neues Schloss foi concebido para ser a segunda Versailles, ah tá… E hoje o prédio é a sede do ministério da região. O prédio é realmente muito bonito com uma fonte gigantesca, na qual a picurucha brincou um monte e de lá se tem uma linda vista da Schlossplatz.

Neues Schloss
Detalhes – Fontes do Neues Schloss
Neues Schloss, a quase Versailles alema
Teatro de Stuttgart
Teatrinho de fantoches no Oberer Schlossgarten
Oberer Schlossgarten

Visitamos também a linda Marthalle Stuttgart, que é o mercadão da cidade. Mesmo pequeno o  interior do prédio é muito bonito faz valer a visita ao mercadão! Tem produto de tudo que é canto do mundo e aproveitamos e fizemos algumas comprinhas diferentes por lá… Não deixe de subir para o segundo andar para se ter uma vista geral… Eu gostei muito.

Marthalle
Na Marthalle

Para fechar o dia visitamos a torre de tv de Stuttgart, a Fernsehturm. A Fernsehturm de Stuttgart foi a primeira torre de tv do mundo a ser construída e tem impressionantes 217 metros. Passamos o final da tarde lá, assistindo o belíssimo pôr do sol no café que fica na primeira plataforma de visitação, antes de pegar a estrada para o nosso cafofinho.