Ícone do site Ligado em Viagem

Varsóvia, Polônia

varsovia polonia

Em mais uma viagem a trabalho, tive a oportunidade de passar um dia em Varsóvia, antes do pinga pinga que seria o restante do meu roteiro.

Varsóvia é bonita, porém melancólica. É uma cidade que tem profundas marcas da guerra e do comunismo. Um amigo de trabalho, que mora lá e me acompanhou na viagem, foi contando um pouco de sua história e não tem como se contaminar com seu tom de melancolia.

Mas vamos ao passeio, com o mapa na mão fui explorar o centro antigo da cidade, Stare Miasto, e como já estava ficando tarde e sol se pondo mais cedo (problemas do fim do verão europeu), tive que aproveitar cada minutinho.

Na avenida que ficava o hotel que eu estava era possível ver o Palácio da Cultura e da Ciência, que foi um legado deixado pelo regime comunista… É de tirar o fôlego! O prédio é imponente.

Fiz uma caminhada também pelo parque Marszatka Rydza Smigtego, que possui muitas estátuas ao longo de suas alamedas, uma fonte muito bonita e um monumento ao soldados mortos na guerra.

Parque Marszatka Rydza Smigtego

De lá fui para o Caminho Real ou Trakt królewski, que é uma das avenidas mais bonitas de Varsóvia e que termina num praça, a Plac Zamkowy. Durante este trajeto é possível ver os mais belos prédios, como o palácio presidencial e a universidade de Varsóvia, e praça final, além do castela, também está localizada a Catedral de São João

Um lugar mágico, ainda mais com a lua que estava naquele dia.

Caminho Real
Plac Zamkowy

Agora, entrando na cidade velha propriamente dita, é legal andar pelas ruas e ver a arquitetura local. As casinhas coloridas, ou com fachadas decoradas, dão o tom que seguira por todos os bairros. No caminho à praça do mercado, passei na frente da igreja na qual o Papa João Paulo II celebrou uma das suas primeiras missas. A praça é muito parecida as Marketplatz alemãs, porém rodeada de casinhas coloridas e fofas, 😉 além restaurantes e cafés que servem comidas típicas.

Praca do mercado
Praca do mercado e muros da cidade velha

Cruzando a praça do mercado você chega aos muros da cidade velha, que, mesmo reconstruídos após a guerra, ainda é algo legal de se conhecer.

Além dos pontos turísticos, posso dizer que a comida polonesa é boa demais! Eu me apaixonei pelos Pierogis, que parecem um pastelzinho cozido. E se está pensando em comprar algo, procure os souvenires de âmbar. Pode ser meio piegas, mas eu achei o máximo! São realmente bonitos, mas infelizmente não para todos os bolsos… snif snif.

Palácio da Cultura + pierogis + âmbar e charge polonesa

Depois desse rápido passeio, só foi trabalho, trabalho… Meu nome é trabalho. Agora é preciso trazer a família 😀 e fazer um combinado Varsóvia + Cracóvia!

 

Não deixe de ler minha viagem para Varsóvia na Polônia no verão num dia de sol

 

Se estiver procurando um restaurante, o blog amigo Mapa na Mão escreveu alguns lugares onde comer em Varsóvia.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile