Ícone do site Ligado em Viagem

Como visitar o MASP, Museu de Arte de São Paulo, e a Exposição de Histórias Afro-atlânticas

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand fundado em 1947 é um dos principais centros artístico se culturais do Brasil. Situado na Avenida Paulista, principal cartão postal da cidade de São Paulo, ele é um ponto turístico obrigatório em qualquer roteiro de viagem pela cidade da garoa. Seja para visitar suas exposições ou mesmo apenas para conhecer e tirar foto de seu vão, onde sempre ocorrem eventos e estão presentes artistas locais e ambulantes.

Visitar o MASP é um excelente passeio para fazer nas férias de julho!

O estilo arquitetônico de seu prédio é realmente lindo, sendo um dos destaques do passeio, mas neste post pretendemos falar mais sobre a primeira opção, como é a visitar o acervo fixo do MASP e uma de suas exposições temporárias, Histórias Afro-atlânticas.

Não deixe de ler nosso roteiro pelo centro de São Paulo a pé pela Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé.


Como chegar e comprar ingressos para o MASP

A melhor maneira de chegar no MASP é de metrô e a estação mais próxima é a Trianon-MASP da Linha Verde. Porém no caso de preferir ir de carro, existem dois estacionamentos conveniados cujos valores e endereço podem ser encontrados no Site do Museu.


O ingresso pode ser adquirido na bilheteria no momento da visita, sem a necessidade de compra antecipada, mas caso prefira, eles também são vendidos via o site Ingresso Rápido.

Duas informações importantes:

Quer visitar outro museu? Que tal conhecer o Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo.


Acervo Fixo do MASP

O museu consta com mais de 10 mil obras do Brasil e outras partes do mundo, desde a antiguidade até o século 21, e de vários artistas mundialmente conhecidos. Você não precisa ir para um museu na Europa para apreciar obras de artistas como Rafael, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso. E com a grande vantagem de poder conhecer artistas brasileiros desde os mais conhecidos, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Candido Portinari, até outros não tão divulgados e ensinados nas escolas.


Outra grande diferença na experiência de visitar o MASP é a maneira em que as obras são apresentadas no 2° andar do museu. Elas são expostas em cavaletes transparentes, chamados Cavaletes de Cristal. Além de lindo visualmente, a opção de retirá-las das paredes e coloca-las no centro do salão, tem como objetivo tirar o caráter sagrado e aproximar mais sua humanidade e democratização.

O visitante tem a possibilidade de fazer o seu próprio percurso em sequência cronológica ou andar por essa floresta de quadro sem organização, nunca perdendo a visão geral de todo o acervo do museu.


No período de nossa visita, o MASP estava com uma exposição inserida no seu acervo chamada Acervo em transformação: Tate no MASP, com seis pinturas da coleção da Tate, em Londres, uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea na Europa. O destaque é o artista Francis Bacon. A previsão é que ela fique exposta até fevereiro de 2019.


Exposição Histórias Afro-atlânticas

Tirada do site do MASP, a descrição dessa exposição temporária é:

“Histórias afro-atlânticas apresenta uma seleção de 450 trabalhos de 214 artistas, do século 16 ao 21, em torno dos “fluxos e refluxos” entre a África, as Américas, o Caribe, e também a Europa.”

Sendo o Brasil, centro dessa narrativa, por ter sido destino de praticamente 50% de todos os africanos escravizados e também o último país a abolir a escravidão, destacando o fato que o fez sem projeto de integração social e econômica.

Em nossa visita, nós pudemos conhecer e apreciar pinturas e esculturas sobre o cotidiano da escravidão, sua cultura, sua religião, a recém libertação dos escravos e atualidades, incluindo até mesmo uma obra audio-visual com orientações de segurança para que negros possam caminhar pela cidade e como devem enfrentar uma abordagem policial.


Sem a pretensão de esgotar esse tema, a Exposição Histórias Afro-atlânticas do MASP em conjunto do Instituto Tomie Ohtake é uma interessante maneira de iniciar e dar continuidade a um tema que ainda machuca muito a história brasileira.

Para comer? Nós sugerimos duas opções o Cachorro quente do Hot Pork do Chef Jefferson Rueda e a Hamburgueria Tradi em São Paulo.


Onde ficar em São Paulo – Hostel e hotel

Se você estiver procurando uma hospedagem em São Paulo, existem diversas opções.

Booking.com


O que fazer e ofertas de passeios e atrações turísticas em São Paulo



Ah, mas se você estiver viajando com criança, não deixe conhecer o Parque da Mônica em São Paulo.


Dicas gerais de viagem

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


Este post faz parte de Blogagem Coletiva.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile