Ícone do site Ligado em Viagem

Roteiro de viagem para as cidades de Würzburg e Miltenberg no estado da Baviera na Alemanha

Roteiro de viagem para as cidades de Würzburg e Miltenberg no estado da Baviera na Alemanha

Depois de um tempo morando na terra da batata e do Currywurst, a gente percebeu que toda cidade na Alemanha tem uma estrutura básica composta pelos seguintes elementos:

 

 

Assim ao passar dos anos e depois de visitar as principais cidades do país, nossas viagens acabaram ficando repetitivas, por mais que elas sejam fofas. Por isso nós sempre procuramos por lugares que estejam em um contexto diferente, como uma cidade na beira do rio, fincada no meio da floresta ou que tenha uma atracão interessante.

Preferimos claro quando conseguimos planejar as nossas escapadas no famoso formato de bate e volta, pois nada melhor do que dormir no aconchego do nosso lar.

E foi nesse esquema que visitamos Würzburg e Miltenberg, pérolas do rio Main, que cruza os estados da Baviera, Baden-Württemberg e Hessen.

 

Leia nossas informações, dicas e curiosidades que você deve conhecer antes de viajar para a Alemanha.

 

Miltenberg, a pérola do rio Main

 

Miltenberg é uma cidade minúscula encrustada nas montanhas e que está a beira do rio Main, essa junção confere a cidade o título de “a pérola do rio Main”. E ela faz jus ao título, pois é realmente bonita e o melhor de tudo, bem compacta facilitando a andança. Miltenberg é a típica cidade alemã com o combo MIMCe e um twist: aqui fica a pensão mais antiga da Alemanha, o Hotel Zum Riesen, fundado em 1411.

 

Nós estacionamos o carro no estacionamento que fica em baixo da Mainbrücke, ponte que cruza o rio Main, e fomos andando até o centro histórico da cidade. Eu falei que a cidade é compacta, né? Todos os pontos de interesse estão na Hauptstraße, a rua principal da Marktplatz.

As principais atrações turísticas de Miltenberg são:

 

 

Se você for passar a noite por lá, não deixe de fazer Tour de Observação Noturna em Miltenberg, onde um guarda irá conduzi-lo pelas ruas escuras da cidade.

 

De Miltenberg nós fomos para a cidade de Würzburg, foram 50 minutos até chegar e um balde de água fria.

Würzburg, primeira cidade da Rota Romântica Alemã

 

Já explicando o porquê “balde de água fria”, por ser a primeira cidade da rota romântica alemã, eu estava na hype de ver uma cidade no nível de Rothenburg ob der Tauber, cheia de casinhas em estilo enxaimel, parte de muralha antiga e etc. Mas o que encontramos foi uma cidade maior, arquitetura mais atual, mega muvucada com o pessoal se amontoando para pegar um copo de vinho na Alte Mainbrücke.

 

Para compensar, a vista da Alte Mainbrücke, a ponte velha principal, para o Festung Marienberg é realmente bonita, o que fez até que no final do dia fôssemos até o Festung, porém ele estava em reformas e não conseguimos visitá-lo internamente. O mirante dele para a cidade foi o que salvou a nossa ida até lá!

 

Não que viajar para Würzburg seja um furada, longe disse, além dos mirantes, o Residenz Würzburg e os seus jardins Hofgarten e Orangerie são maravilhosos e valem muito o passeio.

E a própria caminhada do Residenz até a Alte Mainbrücke é bem bonita, passando pela área central turística, por igrejas e a Würzburger Dom, a catedral da cidade, além é claro, pela Marktplatz.

 

Mas voltando para o principal ponto turístico e museu de Würzburg, o Residenz, um palácio barroco construído entre 1720 e 1744, é todo decorado com afrescos de pintores venezianos e uma escadaria de cair o queixo.

Infelizmente o palácio foi devastado pelo fogo aéreo durante a Segunda Guerra Mundial, mas como grande parte do acervo foi guardada antes do ataque, os danos foram concentrados em suas arquitetura, tendo as peças artísticas salvas e a perda para humanidade minimizada. A reconstrução e restauração levou 40 anos e hoje podemos visitá-lo em sua grandeza.

 

O passeio por suas instalações não é guiado e mesmo sendo imenso, a visita não é muito demorada, uma pena que não se pode tirar fotos e gravar vídeos. Já nos jardins as fotos são liberadas, então é só achar o melhor ângulo para aquela foto especial.

Também é possível escolher um local calmo, sentar e apreciar o passar do tempo. As esculturas, flores e árvores são excelentes companhias para sua visita.

 

Para quem vai fazer a Rota Romântica Alemã é um começo morno, mas não desanime, pois as outras cidades tende a atender qualquer expectativa.

 

Leia nossas dicas e roteiros de cidades e pontos turísticos para incluir no planejamento de sua viagem para a Alemanha.

 

Ofertas de Hospedagem no Estado da Bavaria na Alemanha



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile