O que fazer em Dubai de graça (ou quase)

Como já discutimos em nosso planejamento e também sobre os transportes utilizamos, viajar para Dubai nos Emirados Árabes não é barato. Mesmo que a moeda local seja praticamente “um para um” para o Real, os preços não são exatamente acessíveis, principalmente se tratando de comida e bebida (alcoólica nem pensar, uma cerveja num bar pode custar 40 AED).

Mas garimpando bem, é possível achar muito bons passeios turísticos para fazer em Dubai de graça (ou quase).

Vamos listar alguns locais que gostamos muito de visitar.

 

Old Dubai

A cidade de Dubai é bastante famosa hoje em dia por sua modernidade, seus shoppings gigantescos e os edifícios mais alto do mundo. Mas ela ainda mantem suas tradições, principalmente em relação ao sua religião, e muito disso pode ser encontrada na região que eles chamam de “Old Dubai”.

Para chegar lá nós descemos na estação de metrô Al Ghubaiba, linha verde, e é só andar um pouco para chegar nos principais pontos a serem visitados:

  • Dubai Creek

É o rio que corta a cidade, é muito bonita de ver, mas a melhor maneira de conhecê-la é pegar um Abra, aqueles pequenos barcos que são usados para atravessar para outra margem e que custa apenas 1 AED.

Dubai de graça - Os barcos Abra para atravessar o Dubai Creek
Os barcos Abra para atravessar o Dubai Creek
Dubai de graça - Os barcos Abra para atravessar o Dubai Creek
Os barcos Abra para atravessar o Dubai Creek
  • Dubai Heritage Village

É um espaço que visa emular uma vila antiga e que abriga várias lojinhas de artesanatos e espaços para eventos culturais, além de um pequeno Museu sobre Pesca gratuíto.

  • Al Bastakiya

É um pequeno bairro histórico com antigas casas, restaurantes e museus (que vamos falar abaixo). É bem legal para conhecer como eram as moradias dos antigos moradores de Dubai.

Dubai de graça - Exemplo de edificação em Al Bastakiya
Exemplo de edificação em Al Bastakiya

Souks

As feiras livres em Dubai são chamadas de Souks e são conhecidas pelos seus vendedores insistentes e diversidade de tecidos, especiarias e (!!!) ouro. Hoje em dia, essas feiras são bem mais organizadas e acabam vendendo praticamente de tudo.

As principais Souks estão na região de Deira e recomendamos visitar:

  • Gold Souk

É provavelmente a mais famosa. Essa feira possui dezenas de lojas especializadas em produtos feitos com ouro e o passeio pode servir apenas como curiosidade ou mesmo para comprar uma lembrança dourada da viagem.

Dubai de graça - Muito dourado no Gold Souk
Muito dourado no Gold Souk
  • Deira Grand Souk

É uma feira é bem extensa, confundindo-se com outras souks, como a de especiarias e tecidos. Aqui você realmente terá uma pequena experiência de como eram os comerciantes e suas transações antigamente.

Dubai de graça - Especiarias no Souk em Dubai
Especiarias no Souk em Dubai
Dubai de graça - Souk em Dubai
Souk em Dubai

Museus

Nós visitamos alguns museus em Dubai, praticamente todos próximos a região da Old Dubai. O valor das entradas variam de gratuito até 3 AED por pessoa e realmente são uma excelente experiência para conhecer mais da história da cidade e dos Emirados Árabes em si.

Todos possuem informações em inglês e seus temas variam de acontecimentos históricos, formação da sociedade, evolução da religião, do sistema de ensino e caligrafia.

Recomendamos esses dois que gostamos muito:

  • Sheikh Saeed Al Maktoum’s House

É a casa do antigo governante de Dubai, hoje transformada em museu. Além de você conhecer como era uma casa da alta sociedade antiga, ela guarda diversas fotografias e objetos bem interesssantes.

Dubai de graça - Sheikh Saeed Al Maktoum's House
Sheikh Saeed Al Maktoum’s House
  • Dubai Museum

O museu construído no Forte Al Fahidi, edificação mais antiga da cidade, surpreendeu. Ele apresenta diversos objetos, réplicas e montagens de situações como caça, acampamento, estudo e casamento.

Dubai de graça - Réplica de casamento tradicional no Dubai Museum
Réplica de casamento tradicional no Dubai Museum

Shoppings

Dubai possui os maiores shoppings centers do mundo. Não ache que é brincadeira quando afirmam isso, dentro desses centros é possível achar Aquários, Parques de Diversões, Pista de Patinação e até um centro de Ski.

Então mesmo que passear em shopping não seja sua praia, estando em Dubai, eles são um dos pontos turísticos mais importantes.

  • Dubai Mall

Com mais de 1.200 lojas numa área construída de mais de meio milhão de metros quadrados, este é o maior shopping do mundo e principal ponto de visita da cidade. Principalmente por duas grandes atrações: é por ele que se visita o Burj Khalifa, maior predio do mundo; E também aqui que estão as famosas fontes com apresentações de águas dançantes, luzes e música.

Dubai de graça - Vista do Burj Khalifa nas fontes do Dubai Mall
Vista do Burj Khalifa nas fontes do Dubai Mall
Dubai de graça - Apresentação das águas dançantes nas fontes do Dubai Mall
Apresentação das águas dançantes nas fontes do Dubai Mall
  • Mall of Emirates

É o segundo maior shopping de Dubai e bem famoso por possuir uma montanha de ski dentro dentro dele. Sim, o shopping tem uma estação de ski interna.

Dubai de graça - Tudo muito grande no Mall of the Emirates
Tudo muito grande no Mall of the Emirates
  • Ibn Battuta Mall

É o shopping que fica ao lado do hotel que nos hospedamos e também é muito bonito. O mais interessante é que ele é temático com base nas viagens do explorador Ibn Battuta, suas áreas são divididas e ambientadas em países como China, Índia, Tunísia e Egito.

Dubai de graça - O Ibn Battuta Mall e suas áreas temáticas
O Ibn Battuta Mall e suas áreas temáticas

Marina Walk

É um calcadão de quase 2 kilometros de extensão e que é bem famoso pelos edifícios enormes ao longo de seu canal, além é claro dos diversos barcos e iates que são possíveis de ver ali. Além de uma boa caminhada, é possível comer bem num de seus restaurantes e bares.

Dubai de graça - Os barquinhos do porto da Marina Walk
Os barquinhos do porto da Marina Walk
Dubai de graça - Passeando e vendo os edifícios gigantes
Passeando e vendo os edifícios gigantes

 



Booking.com

 

Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Viajando na Crise: Lugares/Atrações para se divertir sem gastar nada”. Os posts e outros blogs que estão participando são:

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

14 comentários em “O que fazer em Dubai de graça (ou quase)

  • 27 de abril de 2016 em 19:28
    Permalink

    Meu nível de empolgação é extremo quando vejo dicas de lugares que ainda não conheci! Seu post está excelente, recheado de dicas ótimas! Águas dançantes, feiras, museus! Está muito completo! Não vejo a hora de conhecer esses lugares! 🙂

    Resposta
  • 27 de abril de 2016 em 20:02
    Permalink

    Gente, grátis em Dubai é grátis x 84378472398! Tenho até medo de pensar em ir e ter que vender um órgão pra voltar, rs.

    Adorei as dicas!

    Resposta
  • 27 de abril de 2016 em 20:27
    Permalink

    Dubai, que lindo!!! Destino que entrou na minhaa wishlist não faz tanto tempo assim! Não conheço nada praqueles lados!

    Resposta
  • 28 de abril de 2016 em 08:29
    Permalink

    Esse lugar é um sonho. E por ser tão caro, essas dicas para aproveitar as atrações de graça é melhor ainda….D&D Mundo Afora

    Resposta
  • 28 de abril de 2016 em 09:31
    Permalink

    Dubai grátis ou quase é um sonho de consumo né!!! Amei as fotos e acho que me perderia naquela feira, com tantas coisas legais…. Dicas anotadas!!!! Um bj 🙂

    Resposta
  • 28 de abril de 2016 em 09:49
    Permalink

    Nunca pesquisei muito sobre Dubai, mas suas dicas me pareceram bem diferentes do pouco que sei da cidade… Muito bom!!

    Resposta
  • 28 de abril de 2016 em 11:15
    Permalink

    Muito coisa para conhecer em Dubai, hein. Tudo anotado, obrigado pelas dicas.

    Resposta
  • 28 de abril de 2016 em 11:25
    Permalink

    Para tudo!!! Vou enviar o link pra meu marido agora…quero muito ir pra Dubai e preciso de argumentos para convencê-lo, acho que esse post vai me ajudar 🙂

    Resposta
  • 28 de abril de 2016 em 18:18
    Permalink

    Engraçado como a gente já tem em mente que Dubai = caro e nem imagina que tem tanta coisa grátis ou barata pra fazer. Muito legal!!! Já posso até pensar em ir um dia, quem sabe…

    Resposta
  • 5 de maio de 2016 em 10:27
    Permalink

    Que muito lindo!!!! Nunca pensei em ir a Dubai, mas todo mundo fala que é super bacana!!!! Adorei suas dicas!

    Resposta
  • 5 de maio de 2016 em 17:53
    Permalink

    Muito legal esse post com as dicas de Dubai!! Sempre tem um jeitinho de economizar, mesmo em uma cidade com programas tão carinhos! 😉

    Resposta
  • 24 de agosto de 2016 em 08:21
    Permalink

    Amei as dicas!! Vou pra Dubai no final de outubro e estava bem preocupada com dinheiro por lá. Imaginava q tudo seria caríssimo, mas pelos seus relatos nao é!!

    Parabens pela iniciativa de compartilhar experiencias.

    Resposta
    • 24 de agosto de 2016 em 08:42
      Permalink

      Oi Milena, que legal que você gostou! E se tiver mais alguma dúvida, é só falar. Abs 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *