Marraquexe em Marrocos – Desbravando a cidade de A a Z (1ª. parte)

Ano passado decidimos ir na contramão e passamos as festas de final de ano em Marraquexe no Marrocos, um país de lindos contrastes e culturalmente diferente de tudo que já pudemos ver nesse mundão afora.

Leia como foi comemorar o Natal em Marrocos, um país 99% muçulmano.

 

E se você gosta de aventuras, mas não curte passar perrengues, é só ver as nossas lista abaixo que garanto que vai se apaixonar ainda mais por Marraquexe.

 

(Aproveitando, vamos discutir o nome da cidade: em português brasileiro o nome é Marraquexe e inglês a tradução é Marrakesh, já em francês, língua bastante falada em Marrocos, é Marrakech. Então você vai encontrar essas três versões nas suas pesquisas.)

 

Marraquexe de A a M

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Amal

A – Amal Women’s Training Centre

Amal é uma associação de empoderamento feminino que acolhe, assiste e treina mulheres em condições difíceis em uma sociedade extremamente machista para que as mesmas tenham uma melhor condição de vida.

Para ajudar a se financiar, a Amal oferece cursos de culinária marroquina para turistas que é um deleite. São quatro horas experimentando novos sabores, cheiros. E o melhor que ao final da aula você saboreia o que cozinhou. É necessário fazer reserva pelo site e para chegar ao local somente de taxi.

Vale muito a pena ajudar o trabalho feito pela associação.

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Palacio Bahia

B – Bahia Palace

Bahia Palace é um oásis no meio de Marraquexe! Com quase oito mil metros quadrados, você vai encontrar por lá, lindos jardins, trabalhos de madeira ricamente detalhados e os mosaicos tipicamente marroquinos! Visite-o meio que depois do almoço, após as excursões e aí o lugar vai ser praticamente todo seu.

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Place des Epices

C – Café des Épices

Um restaurante bem gostosinho para fazer uma parada estratégica. Localizado em uma praça cheia de barraquinhas com artigos feitos de palha super coloridos, o Café des Épices é kids friendly e tem uma comida gostosinha a um preço razoável.

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Dar Si Said

D – Dar Si Said

Dar Si Said foi o nosso primeiro museu em Marraquexe e ele ditou o que veríamos nos próximos dias: muita cor, lindos trabalhos feitos em madeira, mosaicos e por aí vai. O legal mesmo aqui é o lugar e não o museu em si, viu… E como ele fica colado ao Bahia Palace é mais vazio que o primo famoso.




Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Perdidos nos Souks

E – Estude a região dos souks

Aqui vai algo que pode ajudar, nas horas de perrengue. A região da medina que comtempla os famigerados souks é enorme, cheia de ruelinhas que vão de lugar algum para lugar nenhum. Para não se perder horrores, pegue o mapa, estude e memorize o caminho.

Mas mesmo assim você vai se perder e ter que pedir ajuda… E ter que pagar por essa ajuda… Isso aconteceu conosco, pois o sinal do celular e mesmo internet não eram lá aquelas coisas. Então, estude e economize din din e stress.

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - La Mansion de Photographie

F – Museu de Fotografia

Museu pequeno e simpático que conta a história de Marraquexe e do Marrocos através de fotos ao longo dos anos. No último andar, no terraço tem um café com vista para a medina.

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Le grand balcon du café Glacier

 

– Le grand balcon du café Glacier

Café Glacier foi o nosso primeiro contato com o Marrocos, Marraquexe e a praça Jemaa El Fna. Vimos o primeiro pôr do sol e tomamos nosso último chá de menta lá antes de voltarmos para casa.

E o mais legal é ver como a praça se transforma durante o passar do dia. Desde as primeiras rodas de dança a serem formadas durante a manhã, os vendedores de água chegando, o pôr do sol anunciando a montagem das barracas de comidas e a profusão de sons, cores e cheiros.

Só no Café Glacier dá para ter essa visão do caos organizado. Ah! Os preços são superfaturados, claro.

 

H – Hora Mulçumana

Já tínhamos visitado países mulçumanos anteriormente, mas em Marraquexe foi a primeira vez que ficamos em um hotel que era coladinho a uma mesquita. Ou seja, às 5 da matina, erámos acordados pelo chamado da oração. Mas, o que mais foi legal de ver foi ver a movimentação das pessoas durante. É lindo e emocionante.

 

I – Informações

Para evitar a fadiga, peça informações somente em restaurantes, riad / hotel ou na lojinha que você acabou de efetuar uma compra. Fora essas situações, sempre vai ter alguém que vai querer te ajudar e aí você precisa dar um agrado à pessoa. Como disse anteriormente passamos por essa situação, pois estávamos extremamente perdidos e um cara veio “gentilmente” nos ajudar… E depois pediu 10 Dihrams. Eu sei que não é muito, mas o jeito de pedir no final não é nada amigável sabe…

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Jardim Majorelle

J – Jardim Majorelle e Jardim da Menara

Em relação ao Jardim Majorelle do Yves Saint Laurent, eu nem preciso falar que este lugar é mega famoso, não? A casa de cor azul em contraste com o verde exuberante dos jardins é figura carimbada no Instagram, Pinterest e por aí vai. Gostamos muito de visitá-lo, principalmente a exibição de roupas sobre a cultura berbere marroquina. Realmente sensacional. O Café Majorelle também é bom, com comidinha boa para saciar a genoveva e preço razoável considerando o local. Para chegar e voltar, nós fomos de táxi.

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Jardim Menara

 

Olha depois do Majorelle, o Jardim Menara é legal, mas só. O que mais gostei foi poder ver as montanhas do Atlas atrás do pavilhão. Dava para vê-los mesmo até no reflexo do espelho d’água. Fomos a pé do nosso riad até lá, parando no shopping Ménara para nos abastecermos de água. Só que foram 40 minutos embaixo do sol… Era inverno, mas o sol estava implacável esse dia.

 

K – Koutoubia Mosque

Foi um dos lugares que a baixinha mais gostou. Ela adorou o enorme minarete que chama as pessoas para as orações diárias e, claro, do jardim que fica atrás da mesquita, cheio de laranjeiras. É um bom lugar para descansar da praça Jemaa el Fna e dos souks.

 

L – La Mamounia

Como iríamos passar o Natal em um país muçulmano, já sabíamos que não iríamos conseguir celebrá-lo com a típica ceia e etc. Então decidimos dar um up e visitar o La Mamounia, o hotel mais chique de Marraquexe, para um chá da tarde. As áreas abertas ao público são deslumbrantes e o chá é bem gostosinho, dando uma pausa essencial no caos da medina. Viram que fazer pausas é importante, não? Tanto que ficamos por lá até o finzinho do dia, aproveitando bem o lugar.

 

Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Medersa Ben Youssef
Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Medersa Ben Youssef
Dicas Viagem Marraquexe em Marrocos - Medersa Ben Youssef

M – Medersa Ben Youssef e Museu de Marraquexe

A Medersa Ben Youssef foi o local que de longe mais gostei em Marraquexe. A escola de estudos islâmicos é um exemplo puro da arquitetura e expressão artística de Marrocos.

Cada cantinho da escola possui detalhes lindos, sejam nos mosaicos nas paredes, nas portas, deixando qualquer um de boca aberta. Quando fomos o local estava cheio, mas é só se embrenhar pelos cantos da escola que você consegue achar um local tranquilo para fazer aquela foto.

O Museu de Marraquexe fica exatamente no centro da medina de Marraquexe, é bem pequenino, mas meu amigo o que é aquele lustre enorme no pátio? Eu adorei! As salas laterais também são pequenas, contudo a luz natural deixa as salas com um ar de mistério.

 

Não deixe de ler a continuação da lista de N a Z

 

E também já escrevemos como foi nossa experiência de viagem em países muçulmanos.

 

Ofertas de Passeios em Marraquexe

 

Ofertas de Hospedagem em Marraquexe



Booking.com

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

18 comentários em “Marraquexe em Marrocos – Desbravando a cidade de A a Z (1ª. parte)

  • 3 de novembro de 2017 em 16:32
    Permalink

    Isso é que foi um Natal diferente. Como estava a temperatura por lá? Acordar às 5 da manhã com a chamada da oração deve ter sido curioso mas, passada a novidade, não sei não. Acho que arruinaria o meu humor, haha.
    A sua filha é tão lindinha.
    Abraço

    Resposta
  • 3 de novembro de 2017 em 19:11
    Permalink

    Que lista <3 É um dos lugares que tá na minha lista para conhecer faz tempo… voltarei com certeza por aqui pra pegar mais detalhes! E ah, que chato isso de pagar por ajuda ne… bom saber antes 😉

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 09:59
    Permalink

    Ta aí um país que morremos de vontade de conhecer. Deve ser uma experiência e tanto né? Adorei este primeiro post e vou ficar no aguardo da 2ª parte.

    Que louco ter que pagar pra pedir informações né!? hehe.

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 13:03
    Permalink

    É um mundo totalmente desconhecido para nós, tudo muito novo.
    Imagino que tudo também foi uma descoberta pra vocês. Que bom que organizaram as informações aqui pra gente se inspirar. Quem sabe um dia!

    Ótimo post!

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 13:20
    Permalink

    Marrocos é um dos lugares que tá no top da minha lista, mas sempre acabo deixando pra depois. Parte disso é por um certo receio de como seria uma viagem pra lá, mas teu post trouxe informações bem exemplificadas e claras. Adorei!

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 19:52
    Permalink

    Adorei a ideia do post, quanta coisa interessante aconteceu hein? O Marrocos tb está na minha lista de destinos que gostaria de visitar, espero poder usar suas dicas. Abs

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 20:38
    Permalink

    Amei o jeito criativo que você colocou as infos nesse post. Essa do agradinho nas informações é um mal que está se espalhando pelo mundo, né? Bondade sem interesse tá difícil! 🙁

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 20:55
    Permalink

    Marraquexe é, sem dúvida, uma das minhas cidades favoritas. Como foi bom “voltar” convosco… e (re)descobrir novos locais de interesse. AMEI o post 🙂

    Resposta
  • 5 de novembro de 2017 em 13:05
    Permalink

    Guia bem prático e original. Só uma nota ainda que de facto seja uma sociedade mais machista, as mulheres berberes tem grade poder na família e sobretudo em casa. Notem que estou a falar dos que sejam berberes mesmo prncipalmente, posso assegurar-vos que em casa mandam elas, mas de longe !
    Abraço e obrigado, adoro MARRAQUEXE !!!!

    Resposta
  • 5 de novembro de 2017 em 14:11
    Permalink

    Olá Edson, já fui a Marraquexe há alguns anos e adorei a cidade. Caótica mas apaixonante. Visitei quase todos os locais que mencionas. Obrigado por me relembrares de uma destino tão especial.

    Resposta
  • 5 de novembro de 2017 em 14:39
    Permalink

    Me ganhou já na letra A!!! rsrsrs Adorei saber que tem essa associação de apoio as mulheres, pq o meu maior receio de viajar pra países muçulmano é sofrer com o machismo. Super diferente passar o natal por lá! Adorei o post e já estou esperando a continuação 😉

    Resposta
  • 5 de novembro de 2017 em 22:07
    Permalink

    O “A” poderia ser de Azulejos….
    😉
    Eu tenho muita curiosidade em conhecer o Marrocos e adorei o modo como vc escreveu o post! Aguardando a continuação do alfabeto!
    hehehehe

    Resposta
  • 6 de novembro de 2017 em 11:46
    Permalink

    Fiquei ali de olho naquele chá com menta. As fotos estão lindas! Muita vontade de conhecer o Marrocos.

    Resposta
  • 6 de novembro de 2017 em 16:30
    Permalink

    Deve ter sido uma experiência e tanto! Que destino interessante. Parabéns pelas fotos! Adorei as dicas de Marrocos.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2017 em 05:39
    Permalink

    esse Bahia Palace deve ser fantastico! otima dica para fugir das excursoes, poucos pulam o horario do almoco ahuehau

    Resposta
  • 7 de novembro de 2017 em 08:31
    Permalink

    Preciso ir com calma ao Marrocos. Fui a Casablanca e fiquei bem impressionada com a estrutura de turismo lá. No seu post, adorei principalmente o Jardim Majorelle. Adoro todas as obras deste artista, Jacques Majorelle, que foi quem criou e viveu no lugar. Tive a chance de visitar a Ville Majorelle, em Nancy, que foi criada pelo pai dele e adoraria visitar esta do filho

    Resposta
  • 7 de novembro de 2017 em 16:40
    Permalink

    O seu post ficou muito criativo…. fico à espera das restantes letras para continuar a viagem a Marrakech. Há muita coisa que ainda não visitei e talvez guarde para a próxima visita!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *