Pra lá de Marrakech – Viagem de cinema para Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

Em nossa viagem de 7 dias por Marrocos, com base em Marrakech, nós fizemos alguns passeios bate-e-volta, como nossa ida a Cidade de Essaouira e as maiores cascatas de Marrocos, as Cascatas de Ouzoud, mas foi a ida para a cidade cinematográfica de Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate que mais gostei!

Assim como o passeio para Essaouira, nós contratamos a agência da Rita Leitão, que atende pela Marrocos.com. Todos os passeios privativos foram marcados via e-mail e a Rita foi muito prestativa em todos os momentos. Parte do pagamento foi feito através do West Union e o restante no primeiro passeio que fizemos.

O tour já começou muito bem, a estrada até o Ait-Ben-Haddou é realmente bonita, apesar de ser um passeio árduo. As curvas da estrada que cortam a cadeia do Alto Atlas não tiveram piedade de mim, fiquei enjoada até demais para o meu gosto.

 

Leia nosso post onde desbravamos a cidade de Marrakech de A à Z com dicas e curiosidades.

 

Como foi o Traslado para Aït-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

 

Aït-Ben-Haddou é uma cidade fortificada, ksar em árabe, que fica em Ouarzazate na antiga rota entre o deserto do Saara e Marrakech. Fundada em 757, ela é composta por diversas e pequenas fortalezas, kasbahs em árabe, e devido a sua conservação é o ksar mais visitado do Marrocos.

A viagem de Marrakech para Ouarzazate é longa, aproximadamente 4 horas, e passa pelas estradas que serpenteiam o Alto Atlas, que é a cadeia de montanha com os picos mais altos do norte da África. Nós fizemos várias paradas estratégicas, para aliviar o enjoo das curvas e esticar as pernocas, onde Aproveitamos para tomar chá de menta e admirar o trecho mais elevado da estrada, o Tizi n’Tichka com cerca de 2.200 metros de altitude, e (claro) mais chá de menta.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista para o Alto Atlas
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Chá de menta

 

Na parte mais elevada, perto dos picos nevados, nós brincamos até de jogar bolinhas de neve uns nos outros, nem preciso que foi bagunça boa para a pequena. Sim! Nós brincamos na neve antes de chegar no deserto marroquino.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Neve no Alto Atlas

 

Passando o Alto Atlas, a paisagem muda e a aridez do deserto dá a cara. Aí começa a ansiedade para ver o local onde vários filmes foram feitos como Gladiador, A Múmia, Alexandre, Lawrence da Arábia e até Game of Thrones.

Para conhecer mais dessa veia cinematográfica da cidade, existem alguns guias turísticos que levam os visitantes pelos lugares exatos onde as cenas foram filmadas. Mas mesmo sem um guia, você poderá reconhecer o lugar de alguma obra assistida, como esse episódio da 3a. Temporada de Games of Thrones, quando a Khaleesi Daenerys Targaryen chega na cidade de Yunkai.

Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Game of Thrones



Roteiro em Aït-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

Antes de chegar, nós paramos num mirante que dá uma vista muito legal para a cidade e tivemos a oportunidade de interagir com um encantador de serpente. Foi interessante ter esse contato sem a bagunça e movimento da praça  Praça Jemaa el Fna em Marrakech.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista para ksar de Ait-Ben-Haddou
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Encantador de Serpentes
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista para ksar de Ait-Ben-Haddou

 

Finalmente em Aït-Ben-Haddou, é hora de atravessar o rio Ounila e explorar o labirinto de ruas da fortaleza feita de adobe, material de construção anterior ao moderno tijolo. Devido a sua arquitetura histórica da região e preservação, ela foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987, se tornando também um procurado destino turístico.

Nós descemos do carro, entramos nas vielas de casas marrons e fomos para a ponte que leva ao pequeno monte que é o ponto mais alto do ksar. Já aqui fomos presenteados e recompensados pelo caminho demorado e cansativo. Mesmo que as cores sejam uniformes, as diferentes e grandes construções da citadela são lindas.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Ponte sobre o rio Ounila

 

Atravessando a ponte, cuja passagem é gratuita, você chega no ksar e pode passear pelas casas, torres de vigia, praças e terraços, com belas vista da região. O caminho é bem tranquilo e seguro, com algumas lojas no caminho. Um ótima oportunidade de compra sem a loucura e pressão dos vendedores dos souks de Marrakech.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza




Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza

 

A única dica e preocupação aqui é em relação ao horário de visita, já que o ksar de Aït-Ben-Haddou ainda não possui energia elétrica, sendo iluminado apenas por velas durante a noite. Nós fizemos a caminhada bem devagar, admirando cada esquina e fomos até o ponto mais alto da fortaleza.

Mais uma oportunidade de admirar e fotografar muito a região.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza

 

Durante a descida, nós encontramos mais um artista marroquino, dessa vez um senhor com seu instrumento típico. A baixinha adorou e ele foi muito simpático, um momento especial no passeio.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Artista na citadela do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Passeio pela citadela do ksar e fortaleza

 

Retornamos para o centro, lado moderno da aldeia onde a maioria dos habitantes vivem e trabalham, para saciar a Genoveva. Nós almoçamos no Riad Maktoub, por indicação do motorista que nos levou, e o Maridovisk escolheu um Tajine de Carne com Frutas Secas, um dos melhores que ele comeu em Marrocos, delicioso!

E um “plus a mais” do restaurante é sua vista para a fortaleza e também a companhia que tivemos durante a refeição.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Tajine de Carne com Frutas Secas
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista do restaurante




Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Pássaro em mesquita

 

Depois do almoço, nós atravessamos novamente o rio, agora com emoção.  Nós andamos fomos para as margens do rio Ounila e cruzamos para o outro lado por um caminho de pedras, com o objetivo de tirar a foto mais famosa do local. Também é possível chegar nesse ponto andando pelos labirintos da citadela, até tentamos, mas desistimos logo.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Atravessando o rio Ounila

 

E realmente esse ângulo do ksar é impressionante, entendendo o porquê dele ser usado em tantos filmes famosos.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista cinematográfica mais famosa do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista cinematográfica mais famosa do ksar e fortaleza
Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Vista cinematográfica mais famosa do ksar e fortaleza

 

Já no final da tarde, nós atravessamos de volta o rio e passeamos um pouco pelas ruas, eu adorei a cor azul das portas em contraste ao marrom das paredes.

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos - Porta azul




Pegamos nossa carona para regressar para Marrakech, onde aproveitamos para comer mais um delicioso lanchinho no Roti D’or, antes de enfim dormimos.

 

Ofertas de Hospedagem em Aït-Ben-Haddou



Booking.com

 

Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Aït-Ben-Haddou e região

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

13 comentários em “Pra lá de Marrakech – Viagem de cinema para Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

  • 25 de Janeiro de 2018 em 13:58
    Permalink

    Já vou anotar a dica da agência da Rita. E cada paisagem de tirar o fôlego, hein? Deve ser demais visitar o país!

    Resposta
  • 25 de Janeiro de 2018 em 15:22
    Permalink

    Estive no Marrocos há alguns anos e fiquei apaixonada. E olha que não conheci tudo! Um dos lugares que ficou faltando foi justamente esse. Não vejo a hora de voltar!

    Resposta
  • 25 de Janeiro de 2018 em 16:49
    Permalink

    Que emocionante brincar com neve e passar por um deserto no mesmo dia. Gostei da tranquilidade das ruas, nem parece Marrocos. O contraste das cores contra o tom do adobe é realmente bonito.
    Mais um lugar para acrescentar à minha longa lista.

    Resposta
  • 25 de Janeiro de 2018 em 17:20
    Permalink

    Excelente experiência, fantásticas fotos! Deu mesmo ENORME vontade de voltar a esse lugar mágico.. que sinto não ter explorado convenientemente. Bela partilha!

    Resposta
  • 26 de Janeiro de 2018 em 10:47
    Permalink

    Uau! Que lugar maravilhoso. Amo o contraste de cores do Marrocos. Quando estive em Marrakesh visitei outra citadela próxima, mas lembro dela estar abandonada e de não ser tão grandiosa quanto essa. Com certeza um destino que preciso voltar logo.

    Resposta
  • 26 de Janeiro de 2018 em 12:59
    Permalink

    Que lindo esse lugar! Não sabia que tinha cenas de Game Of Thrones gravadas lá. Espetacular. Deve ser demais visitar. Adoro esses chazinhos que eles servem. AInda não fomos para o Marrocos, mas no Egito em todo lugar que entrávamos, serviam um chazinho.

    Resposta
  • 27 de Janeiro de 2018 em 12:32
    Permalink

    Que super! Uma viagem incrível sem dúvida! Esta cidadezinha é de fato muito pitoresca! Queria muito conhecer um dia!

    Adorei o titulo “Pra lá de Marrakech” hehe.

    Resposta
  • 29 de Janeiro de 2018 em 01:05
    Permalink

    Amei as fotos, que lugar mais interessante e exótico para fotografar, estou adorando essa série de posts sobre Marrocos, aumentando cada vez mais minha vontade de conhecer o país.

    Resposta
  • 29 de Janeiro de 2018 em 09:29
    Permalink

    Uau, que lugar lindo. Adorei as fotos. Só me deixou com mais vontade de conhecer o Marrocos. Já conferi outros posts dessa série. Vai ajudar muito quando for viajar para lá!

    Resposta
  • 29 de Janeiro de 2018 em 17:15
    Permalink

    Ola,
    Deve ser uma viagem bem interessante. Descobrir uma cultura tão diferente da nossa.
    Fiquei com vontade de conhecer.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços
    Thais

    Resposta
  • 29 de Janeiro de 2018 em 20:06
    Permalink

    O Marrocos é um lugar que eu desejo muito conhecer e quando for, venho aqui, neste celeiro de boas informações, buscar mais conhecimento sobre o país e sobre o que devo fazer por lá.
    A pequena de vocês é uma coisa linda da vida!
    Adoro chá de menta!
    As paisagens são extraordinárias!
    Eu adorei o passeio, as ruelas com casas de adobe, cores monocromáticas… impressionante imaginar a vida em um lugar assim… Sensacional!

    Resposta
  • 1 de Fevereiro de 2018 em 07:54
    Permalink

    Estou querendo ir ao Marrocos em agosto, já estou adorando acompanhar os posts de lá por aqui. Favoritei para voltar quando estiver organizando o roteiro, mas acredito que consiga apenas 4 dias por lá.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *