Com o crescimento de ouvintes e participação da grande mídia, como a CBN, Folha de São Paulo e a Globo, 2019 está sendo considerado o ano do Podcast no Brasil.
Para entender o que é esse fenômeno, nesta apresentação falaremos o que é Podcast, sua história e perspectivas de futuro, além de tópicos práticos de como produzir, gravar e publicar o seu próprio programa. Também aproveitaremos para discutir qual sua relevância para o mercado dos blogs e como podemos usar essa mídia para ajudar na criação de conteúdo e estratégias de marketing digital.
Eu fiz essa apresentação no VI Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, mas achei que o tema é bastante interessante para compartilhá-lo em formato de post.
Veja como foi o VI Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Estocolmo.
O que é Podcast
Processo inventado um ex-VJ da MTV chamado Adam Curry, que utilizou a tecnologia RSS para a transmissão de arquivos de áudio.
O termo Podcast foi dito pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2014 no jornal The Guardian.
- Podcast = iPod + Broadcast
Resumindo: um Podcast é um arquivo sonoro digital distribuído através da Internet.
Histórico no Brasil
Dia 21 de Outubro de 2004 é considerado o nascimento do Podcast no Brasil
- Publicação do Digital Minds de Danilo Medeiros
NerdCast do site Jovem Nerd é lançado em março de 2006
- Podcast brasileiros com o maior número de downloads semanais
Números no mundo (mais especificamente nos Estados Unidos)
O Podcast já é um formato bastante consumido nos Estados Unidos e também suportado por empresas via produção de conteúdo próprio, como através de propagandas. Alguns números:
- 70% (197MM) dos norte americanos ouviram falar sobre Podcasts
- 51% (144MM) já ouviu um Podcast
- 32% ( 90MM) ouvem pelo menos um episódio por mês
- 22% (62MM) ouvem pelo menos um episódio por semana
- 14% ouvem mais 10 episódios cada semana
- 93% ouvem a maior parte do episódio
- 52% ouvem o episódio inteiro
- 41% ouvem mais da metade
Fonte: Convince and Convert: The 14 Critical Podcast Statistics of 2019
Números no Brasil
Resultado de pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod)
- 32% dos 120 milhões de internautas brasileiros nunca ouviram falar de Podcast
- 40% da web no país já acompanhou ao menos um programa desse tipo
- 43% do total de Podcasts são de São Paulo
- 80% dos apresentadores que comandam os cinquenta primeiros campeões de audiência do estudo vivem em São Paulo
- 87% produzidos por homem
- 80% gravado em casa
- 83% sem remuneração
Fonte: PodPesquisa 2018
Exemplo de volume de downloads de grandes Podcasts
- Nerdcast 1 milhão de downloads semanais
- Mamilos 170 mil downloads semanais
- Primocast 150 mil downloads semanais
- Presidente da Semana (Podcast da Folha) teve +2 milhões de downloads
Ouvintes brasileiros
A pesquisa realizada em conjunto pela ABPOD e a rádio CBN produziu várias informações bem interessantes para entender o perfil de ouvintes e produtores de Podcast brasileiros. Além disso, eles fizeram uma apresentação para o mercado e produtores, material que pode ser acessado aqui: PodPesquisa 2018 – Podcast no Brasil
Eu separei alguns desses gráficos que podem ajudar a ter uma visão do potencial ouvinte brasileiro:
Como criar um Podcast
O Podcast é uma mídia que permite uma grande variação de tipos de produção, seja do conteúdo em si, quanto das etapas de produção. Para ajudar a entender o básico da criação de um Podcast, eu listei alguns pontos que são importantes:
- Formatos
- Mesa de bar
- Entrevista
- Informativo (jornal de rádio)
- Individual
- Narrativo
- Temas
- Literalmente sobre qualquer coisa
- Com ou sem pauta
- Gravação
- Celular | Headset | Microfone semi ou profissional
- Presencialmente ou remoto
- Live
- A qualidade do áudio é muito importante
- Duração
- Normalmente vemos episódios na faixa de 60 minutos
- Pode variar de 5 minutos até 4h
- 80% dos brasileiros preferem consumir Podcasts de 90 minutos (resultado pesquisa ABPOD)
- Edição
- Gratuito (Audacity)
- Pago (Adobo Audition, Sony Vegas)
- Com ou sem trilha sonora
- Publicação
- Spotify
- Sites de hospedagem publicação
- Anchor, Soundcloud
- Plugin WordPress
- Divulgação
- SEO
- Redes sociais
Fluxo de produção de um episódio de um Podcast
Outro fator importante para o sucesso de um Podcast é o respeito a seu ouvinte, com especial atenção a periodicidade. Abaixo segue os passos seguidos para a criação de um novo episódio:
- Definição do tema
- Pesquisa
- Elaboração da pauta
- Gravação
- Edição
- Revisão
- Finalização
- Publicação
- Site
- Hospedagem do Podcast
- Youtube
- Divulgação
Veja bastidores do A Vida Secreta dos Blogs no Instagram “Bastidores gravação podcast A Vida Secreta dos Blogs”
Onde ouvir?
Uma das grandes atrações em relação ao Podcast é a possibilidade de consumo de conteúdo de diversas maneiras, a maioria sendo gratuita. Você pode ouvir o seu Podcast via:
- SoundCloud
- Spotify
- Deezer
- Apple Podcasts (novo iTunes)
- Google Podcasts
- AGREGADORES DE Podcast
- (Podcast Addict, Pocket Casts, etc.)
- YouTube
- Player do site
Por que ter um Podcast?
Uma das grande dúvida que surge para o criador de conteúdo quando se deparar com mais um formato de produção é “por que produzir para este novo meio?”. Eu listei alguns tópicos que ajudam a entender o porquê apostar em Podcast pode ser positivo:
- Áudio é tendência (Brasil tem 230 milhões de Smartfones em uso)
- Fonte: 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) – Época Negócios
- Brasileiro aprendeu o que é Streaming de música e áudio
- Podcast gera intimidade, confiança e autoridade
- Alta taxa de retenção
Ainda sobre taxa retenção, o gráfico mostra que, com exceção dos ouvintes que desistiram logo no início do episódio (seja por que clicaram errado ou não se interessaram pelo tema), todos continuam até o seu fim. Mesmo para programas de longa duração.
Monetização no Podcast
Outra dúvida que surge para o produtor de conteúdo é “Como monetizar o meu trabalho?”, abaixo alguns tópicos sobre este tema:
- Formatos de propagandas semelhantes ao Youtube e rádios.
- Propagandas usando áudio, somados a links e texto no post de publicação.
- Não tem AdSense. Existem algumas iniciativas para inserir automaticamente trechos de propagandas em Podcasts, mas ainda não é uma realidade no Brasil.
- Financiamento coletivo também conhecido como Crowdfunding, consiste na obtenção de capital através da participação de ouvintes e interessados no projeto.
Sugestões de Podcasts
Nós já escrevemos duas publicações com dicas de Podcasts que ouvimos toda semana:
Mas existem centenas de outras opções de programas, algumas delas:
- Nerdcast (cultura pop)
- Xadrez Verbal (política internacional)
- Foro de Teresina (política brasileira)
- Mamilos (temas diversos)
- Cinematório (cinema)
- Confins do Universos (histórias em quadrinhos)
- Gugacast (entrevistas de histórias humoradas)
- Um Milkshake chamado Wanda (humor)
- Jogabilidade (videogames)
- Braincast (cultura digital e negócios)
- Projeto Humanos (Histórias reais sobre pessoas e acontecimentos)
Nossos Podcasts
Claro que não podia deixar de indicar os nossos Podcasts, são eles:
- Ligado em Viagem (histórias de viagem)
- “Histórias de Viagem” é o Podcast do blog Ligado em Viagem em que toda semana eu conto um causo que passamos em nossa aventura pelo mundo afora.
- Você pode ouvir nossos episódios procurando por “Ligado em Viagem” em qualquer App de Podcasts, que indicamos no tópico “Onde ouvir”, ou aqui mesmo no blog:
- A Vida Secreta dos Blogs (criação e gestão de blog)
- O Podcast “A Vida Secreta dos Blogs” produzido e apresentado pela Lívia Bergo do blog Malas pra que te quero e Edson Amorina Jr do blog Ligado em Viagem tem como objetivo apresentar e discutir tudo sobre a criação e gerenciamento de blogs nos dias de hoje. Incluindo desde atividades técnicas, interação com redes sociais até análise de mercado e leitores.
- Você pode ouvir os episódios procurando por “A Vida Secreta dos Blogs” em qualquer App de Podcasts, que indicamos no tópico “Onde ouvir”, ou
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Deixe um comentário