Ícone do site Ligado em Viagem

Como o Podcast pode ajudar na estratégia do seu blog

produção podcast Brasil

Com o crescimento de ouvintes e participação da grande mídia, como a CBN, Folha de São Paulo e a Globo, 2019 está sendo considerado o ano do Podcast no Brasil.

Para entender o que é esse fenômeno, nesta apresentação falaremos o que é Podcast, sua história e perspectivas de futuro, além de tópicos práticos de como produzir, gravar e publicar o seu próprio programa. Também aproveitaremos para discutir qual sua relevância para o mercado dos blogs e como podemos usar essa mídia para ajudar na criação de conteúdo e estratégias de marketing digital.

Eu fiz essa apresentação no VI Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, mas achei que o tema é bastante interessante para compartilhá-lo em formato de post.

Veja como foi o VI Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Estocolmo.

 

O que é Podcast

Processo inventado um ex-VJ da MTV chamado Adam Curry, que utilizou a tecnologia RSS para a transmissão de arquivos de áudio.

O termo Podcast foi dito pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2014 no jornal The Guardian.

Resumindo: um Podcast é um arquivo sonoro digital distribuído através da Internet.

 

Histórico no Brasil

Dia 21 de Outubro de 2004 é considerado o nascimento do Podcast no Brasil

NerdCast do site Jovem Nerd é lançado em março de 2006

 

Números no mundo (mais especificamente nos Estados Unidos)

O Podcast já é um formato bastante consumido nos Estados Unidos e também suportado por empresas via produção de conteúdo próprio, como através de propagandas. Alguns números:

Fonte: Convince and Convert: The 14 Critical Podcast Statistics of 2019

 

Números no Brasil

Resultado de pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod)

Fonte: PodPesquisa 2018

 

Exemplo de volume de downloads de grandes Podcasts

 

Ouvintes brasileiros

A pesquisa realizada em conjunto pela ABPOD e a rádio CBN produziu várias informações bem interessantes para entender o perfil de ouvintes e produtores de Podcast brasileiros. Além disso, eles fizeram uma apresentação para o mercado e produtores, material que pode ser acessado aqui: PodPesquisa 2018 – Podcast no Brasil

Eu separei alguns desses gráficos que podem ajudar a ter uma visão do potencial ouvinte brasileiro:




 

Como criar um Podcast

O Podcast é uma mídia que permite uma grande variação de tipos de produção, seja do conteúdo em si, quanto das etapas de produção. Para ajudar a entender o básico da criação de um Podcast, eu listei alguns pontos que são importantes:

 

Fluxo de produção de um episódio de um Podcast

Outro fator importante para o sucesso de um Podcast é o respeito a seu ouvinte, com especial atenção a periodicidade. Abaixo segue os passos seguidos para a criação de um novo episódio:

Veja bastidores do A Vida Secreta dos Blogs no Instagram “Bastidores gravação podcast A Vida Secreta dos Blogs”

 

Onde ouvir?

Uma das grandes atrações em relação ao Podcast é a possibilidade de consumo de conteúdo de diversas maneiras, a maioria sendo gratuita. Você pode ouvir o seu Podcast via:

 

Por que ter um Podcast?

Uma das grande dúvida que surge para o criador de conteúdo quando se deparar com mais um formato de produção é “por que produzir para este novo meio?”. Eu listei alguns tópicos que ajudam a entender o porquê apostar em Podcast pode ser positivo:

 

Ainda sobre taxa retenção, o gráfico mostra que, com exceção dos ouvintes que desistiram logo no início do episódio (seja por que clicaram errado ou não se interessaram pelo tema), todos continuam até o seu fim. Mesmo para programas de longa duração.

 

Monetização no Podcast

Outra dúvida que surge para o produtor de conteúdo é “Como monetizar o meu trabalho?”, abaixo alguns tópicos sobre este tema:

 

Sugestões de Podcasts

Nós já escrevemos duas publicações com dicas de Podcasts que ouvimos toda semana:

Mas existem centenas de outras opções de programas, algumas delas:

 

Nossos Podcasts

Claro que não podia deixar de indicar os nossos Podcasts, são eles:

 

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile