Ícone do site Ligado em Viagem

Nossas experiências de turistas em países muçulmanos

Nossas experiências de turistas em países muçulmanos

Todas às vezes que estivemos em países onde a religião com maior adeptos é o islamismo a pergunta mais frequente foi “É seguro?”. Pensando nisso, eu resolvi escrever um pouco sobre essas experiências e nossas impressões de turistas nesses lugares.

Nós já estivemos em três países muçulmanos e, diferente dos “pacotes de viagens” comuns, sempre ficamos por um tempo mais longo:

Sobre a primeira pergunta: sim, nós nos sentimos bastante seguros durante essas viagens, mas é bom ressaltar que diferentemente do que costumamos fazer ao visitar outros países, para alguns passeios não encaramos o trajeto sozinho e contratamos agências de viagens para nos levar.

Mas vamos explorar alguns temas.

O papel da mulher na sociedade

É visível que as mulheres possuem um papel menor, todas as lojas, vendas e mesmo restaurante tem homens como atendentes. Além de encontrar mulheres cuidando de seus filhos ou atividades da casa, que podem incluir fazer compras, você encontra apenas na cozinha, hotéis ou cooperativas. Claro que se você for para centros mais modernos da cidade e lugares como Shoppings ou lojas de marcas multinacionais irá encontrá-las trabalhando, mas aí saímos do tradicional de cada país.

Do pouco que vimos do dia-a-dia dos moradores, podemos destacar dois causos:

 

Desigualdade social entre pobres e ricos

A diferença entre as condições de vida na sociedade desses países é muito mais gritante até mesmo do que no Brasil. É muito mais comum ver pessoas extremamentes ricas e pessoas extremamentes pobres vivendo num ambiente urbano próximo.

Não é uma pobreza e falta de condições de vida que vemos nas favelas paulistas e cariocas, é como se juntássemos os ricos de Moema com aquelas imagens de miseráveis no interior nordestino.

Sim, eu sei, posso ter exagerado um pouco, mas vamos a mais causos:

E sim, existem muitos pedintes nas ruas das cidades.

 

A influência religiosa na sociedade

Sabe o medo que temos do aumento de poder da Bancada Religiosa em Brasília? Nesses lugares isso é mais do que realidade, é regra, lei e modo de vida. Mesmo na Turquia que é um país com bastante influência ocidental, já que metade de seu território fica na Europa, a religião está em cada detalhe do dia-a-dia.

Em todos as cidades que visitamos é possível ver muitas (sim, muitas) mesquitas espalhadas com seus minaretes e alto-falantes entoando orações o dia todo. Em Marrocos, nós éramos acordados todos os dias as 5h30 da matina por uma dessas “torres cantantes” que ficava ao lado do Riad que nos hospedamos.

Um dos riscos da religião interferir na socidade:

Apesar disso, é muito comum encontrar diversos tipos de seguidores do islamismo, desde aqueles onde as mulheres usam burcas tão fechadas que não se vê os olhos, até aquelas em que as mulheres se vestem de maneira mais normal.

 

Voltamos ao tema da segurança de viajar

Como afirmei lá em cima, nós nos sentimos bastante seguros em nossas andanças e usamos guias turísticos para fazer alguns dos passeios. Nas ruas, mesmo a noite, não tivemos impressão de perigo que temos ao andar em São Paulo, mas claro que tomamos o cuidado de andar nas áreas turísticas e sermos discretos o bastante ao passarmos em frente a mesquitas ou outras áreas religiosas. E, sim, claro que havia sinais para tomarmos cuidade com batedores de carteira e furtos, como em qualquer cidade com alto fluxo turístico.

O único causo que podemos destacar:

Como estávamos em família, não tivemos nenhum problema com assédio (a não ser das constantes e abusivas abordagens de vendedores), porém lemos que mulheres viajando sozinhas correm muito mais esse risco.

 

É bom afirmar que mesmo passeando por vários dias nesses países, nossa visão é de turistas e não residentes locais, e os países muçulmanos que visitamos são destinos que estão acostumados a receber muitos viajantes com outras religiões e crenças.

E apesar de parecer que só destaquei pontos ruins, como pode ler em nossos posts, nós gostamos muito dessas viagens e recomendamos a visita, principalmente pela experiência de conhecer lugares com tamanha diferença do nosso dia-a-dia.

Além do mais, não é também para isso que viajamos?

Quer ler um pouco mais, o blog Tire a Bunda do Sofá conta sua viagem para a cidade de Casablanca em Marrocos.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile