Caminhando pelas colinas de Signau na região do Emmental, Suíça

Eu aproveitei que estava em viagem a trabalho em Berna na Suíça e passeei pela região do Emmental, mais especificamente na cidade de Signau.

 

Mas o que é a região do Emmental?

O Emmental é uma região da Suíça, entre os cantões de Berna e Lucerna, onde estão os principais produtores do famoso queijo emmentaler, também conhecido no Brasil como “Queijo Suíço”. A região tem muito verde e muitas montanhas, não como os Alpes, mas sim grandes colinas, iguais ao nosso imaginário quando pensamos na Suíça.

Signau região do Emmental Suíça - Paisagens típicas suíças

 

Para chegar lá é fácil, rodando pelas estradas próximas a Berna é só seguir as placas indicando Emmental, que você vai acabar chegando na principal cidade da região, Langnau.  E são tantas placas, que o maridoviski e eu adaptamos o famoso ditado de Roma para “Todos os caminhos _na Suíça_ te levam a _Região do Emmental”… haha Não adianta fugir!

Na região tem várias cidades pequeninas. Se estiver viajando de carro, dá para conhecer umas 4 cidades por dia, incluindo uma visita à suas fábricas de queijo. Quase como dirigir pela rota do vinho em Bento Gonçalves no RS ou São Roque em SP.

Para pernoitar na região, as opções são os Gasthof, os Bed and Breakfast, de cada cidade. Eu escrevi um post com minha experiência pelas hospedagens ao redor de Berna, com detalhes dos hotéis que eu fiquei.

Nossa saga para encontrar o melhor hotel na região de Berna, capital da Suíça

 

A cidade que eu me hospedei para conhecer Emmental foi Signau, que, com seus 2700 habitantes, é pequenina como outras muitas da região. E também onde para todo canto que você olha, tem uma vaquinha ou ovelhinha balangando o seu sino pelos campos verdejantes, tipo aqueles dos Teletubbies ou papel de parede do Windows.

Signau região do Emmental Suíça

 

 

O que fazer em Signau na Região do Emmental?

Como eu tive somente um dia livre, aproveitei a oportunidade para fazer uma das diversas trilhas disponíveis. O site Emmental.ch mostra um panorama geral da região, com vários opções de restaurantes, locais para visitar e passeios. E onde você também pode escolher o melhor Hiking (já que é caminhada pelas colinas) para fazer.

Signau região do Emmental Suíça - Opções de trilhas para hikings e trekkings

 

Eu escolhi o Signau Loop, indicado para se fazer fora do inverno, que sai da cidade de Signau, passa pelo pico Blasenflue e depois por Moosegg, Egguriedegg e retorna para Signau. A duração da caminhada, segundo o site, é de 3 horas, eu levei 4 horas e meia, com parada para almoço. O total da trilha é de 10 km e eles a consideram uma trilha leve. Ah tá…

A trilha passa por lugares muito bonitos e típicos da região, tudo o que você imagina quando pensa numa paisagem suíça. Mas para mim, o ponto alto da trilha (ahá) é o pico do Blasenflue. Com seus 1118 metros de altitude, é possível ver toda a imensidão das florestas e das colinas verdejantes.

Signau região do Emmental Suíça - Vista da trilha Signau Loop
Signau região do Emmental Suíça - Vista da trilha Signau Loop




Eu almocei no Guest House Waldhäusern, comida típica bem gostosa e foi uma ótima parada estratégica para descansar as pernocas. No final, eu achei que a ida até o Moosegg não valeu a pena e minha dica é sentar nos banquinhos, que tem na trilha que retorna para Signau, e aproveitar o tempo apreciando a paisagem.

Signau região do Emmental Suíça - Guest House Waldhäusern
Signau região do Emmental Suíça - Trilha Signau Loop
Signau região do Emmental Suíça - Trilha Signau Loop

 

No geral, a grande atração da trilha é realmente ver é a linda Região do Emmental, recheada com fazendas, colinas e vaquinhas “estressadas”.

Sim, tive que fugir de algumas delas… chegando em Signau, o caminho estreito passava bem perto da cerca onde estavam algumas vaquinhas, no que eu cheguei perto, elas vieram bem agressivas para meu lado… haha… meeedo :-O Eu esperei elas acalmarem e passei correndo!

Signau região do Emmental Suíça - Vacas
Signau região do Emmental Suíça - Vacas




Signau região do Emmental Suíça - Vacas

 

Para quem gosta de caminhadas pela natureza, recomendo muito reservar um dia se estiver passeando pelos seus arredores.

Signau região do Emmental Suíça - Trilhas

 

Ofertas de Hospedagem na Região do Emmental na Suíça



Booking.com

 

Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas na Região de Berna na Suíça

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Viviane N M Amorina

Nasci em São Paulo/Brasil e me formei em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Sempre gostei de viajar, com a vontade de conhecer mais do mundo. Hoje moro em Ettlingen na Alemanha, onde trabalho e divido meu tempo com minha filha, marido e viagens com família.

9 comentários em “Caminhando pelas colinas de Signau na região do Emmental, Suíça

  • 5 de Fevereiro de 2018 em 16:47
    Permalink

    Uma pena não ter tido tempo (a velha questão do tempo) de ir à região de Emmental. Linda como as maioria dos lugares que visitei na Suíça; desconfio que nunca me cansaria dessa paisagem campestre e tranquila. 🙂 Medo das vaquinhas agressivas! rsrs

    Resposta
  • 6 de Fevereiro de 2018 em 10:57
    Permalink

    Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas! Quero muito voltar a Suíça com mais calma e conhecer lugares charmosos como esse.

    Resposta
  • 6 de Fevereiro de 2018 em 13:08
    Permalink

    Minha gente que lugar lindo! Não conhecia essa região da Suíça. Parabéns pelo lindo e detalhado relato.

    Resposta
  • 7 de Fevereiro de 2018 em 08:42
    Permalink

    a região é bem fotogênica, eu não tinha ideia que o emmental era o famoso queijo suíço, pra mim este era mais um queijo holandês hahaha, quanta ignorância! As vaquinhas são muito fofas e como são muitas!

    Resposta
  • 7 de Fevereiro de 2018 em 18:28
    Permalink

    A Suíça é cheia de lugares lindos, né?!

    Nunca achei que seria um destino que eu iria me interessar…
    Mas de uns tempo pra cá comecei a ler bastante coisa sobre o país, e venho descobrindo que é abarrotada de paisagens como estas. Ou seja, já não vejo a hora de fazer uma trip por estás bandas do globo! hehe

    Ótimas dicas!

    Abraço

    Resposta
  • 7 de Fevereiro de 2018 em 18:39
    Permalink

    Não vejo a hora de conhecer a Suíça, mas acho que teria que ficar uma vida! Já te falei em outro post que também adoro vaquinhas e montanhas.
    Quanto à classificação das trilhas, acho que os suíços e alemães já nascem com bota de trekking e trekking poles.

    Resposta
  • 8 de Fevereiro de 2018 em 07:57
    Permalink

    Que charme esse lugar. A Suíça está me chamando desde o ano passado. Não vai demorar muito para ir não. Só quero esperar a temperatura aumentar um pouco. Essa dica vou anotar!

    Resposta
  • 8 de Fevereiro de 2018 em 10:26
    Permalink

    Que trilha maravilhosa essa Signal. Preciso conhecer urgente a Suíça e seu famoso queijo. A paisagem de Teletubies deve ser maravilhosa rsrsrsrsrs. Já vou conversar com minha esposa, adorei a dica!

    Resposta
  • 9 de Fevereiro de 2018 em 08:18
    Permalink

    Que lugar lindo. Fiquei cheia de vontade de conhecer. Que paisagens maravilhosas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *