Ícone do site Ligado em Viagem

5 coisas que amamos no Natal na Alemanha

5 coisas que amamos no Natal na Alemanha

Nós adoramos a época de natal, mesmo quando passamos longe da família e sem muitas festividades. Acredito que seja pelas lembranças e toda construção de sentimentos de nossa infância ou talvez por que adoramos músicas e filmes natalinos. Agora morando na Alemanha, nós vivenciamos outras experiências de como celebrar esse período, até mesmo pela inversão da estação do ano e mudança de clima.

E por isso acredito que vale compartilhar as 5 coisas que mais amamos no Natal na Alemanha.

 

Mercado de Natal

Provavelmente o tema que mais falamos aqui no Blog, já que todo ano buscamos conhecer um novo Mercado de Natal.

 

Inclusive escrevemos sobre os 10 Mercados de Natal na Alemanha que visitamos e recomendamos conhecer.

 

O Weihnachtsmarkt, como se fala em alemão, é muito parecido com nossas Festas Juninas no Brasil, onde são montadas várias barracas de comida, brincadeiras e comprinhas. Praticamente toda cidade na Alemanha tem sua versão, seja menor em tamanho ou tomando praticamente todo o seu centro. Outra curiosidade é que em algumas ocasiões são celebrados em conjunto os Mercados Medievais, com ambientação na Idade Média da Europa.

Caso esteja viajando por aqui neste período do ano, não deixe de ir.


 

Glühwein

Ainda está relacionado com os Mercados de Natal, mas merece um tópico a parte. Eu adoro o vinho quente alemão, o famoso Glühwein!

É uma versão menos adocicada, sem os pedaços de frutas que colocamos em nossa bebida junina, mas ainda assim bem temperada com especiarias. E combina muito com o clima frio, pra não dizer gelado, do fim de outono e início de inverno na Alemanha.

Vale também conhecer outras versões como Apfelwein, com vinho de maça, ou o Heißer Met, com mel. Aqui em Ettlingen e Karlsruhe, eu sempre tomo uma caneca quando posso. Outra curiosidade é que você pode levar a caneca como lembrança natalina para casa, são lindas.

 

Neve

Não é sempre que neva na Alemanha. Na maior parte das vezes, nós temos que viajar para alguma cidade no meio da Floresta Negra ou com maior altitude para ter essa experiência branca.

Mas quando achamos uma área nevada, é diversão na certa! Aprendemos que sempre possível brincar na neve por aqui.




Total inspiração Elsa e Anna! Haha… que é o que nossa pequena agora sempre lembra quando vê a neve espalhada por aqui. E caso queiram conhecer e curtir neve quando estiverem por aqui em Baden-Württemberg, uma sugestão garantida é a pequena cidade de Dobel.

 

Adventskalender

Outra tradição que aprendemos aqui. Toda criança e muitos adultos brincam com as descobertas no seu Calendário do Advento, que consiste em um grande calendário, que conta do dia 1° de Dezembro até a véspera de natal e que em cada uma de suas pequenas caixinhas tem uma pequena lembrança. Esses presentinhos podem ser desde doces até mesmo cerveja e beauté.

Sim! Existem adventskalender onde cada dia de dezembro até o natal você pode tomar uma cerveja alemã diferente! Eu ainda preciso ter essa experiência…

Nós escrevemos sobre as comidinhas e comprinhas de Natal que é são possíveis de encontrar na Alemanha. Se vier para a Alemanha, não deixe de experimentar.

 

 

Sankt Martin, Nikolaus e Weihnachtsmann

Aqui na Alemanha os três homens símbolos do Natal: o Sankt Martin, o Nikolaus e o Papai Noel têm seus momentos de celebração.

O Papai Noel ou Weihnachtsmann em alemão tem seu dia reservado para a véspera de natal, apesar de não vermos tão comum a tradição de esperar a virada do dia 24 para troca de presentes. Mas de qualquer maneira é possível ver o barbudinho em alguns eventos por aqui.

Como o Passeio na Maria Fumaça do Papai Noel aqui em Ettlingen ou sua chegada de trenó no Mercado de Natal de Karlsruhe, que filmamos no video abaixo.

 




O Sankt Martin ou em português Santo Martinho também é celebrado aqui na Alemanha. E perto da data de 11 de Novembro são realizadas as Festas da Lanterna, a Laternenfest, onde as crianças fazem uma pequena procissão com suas lanternas feitas de vela ou pequenas lâmpadas para cantar e celebrar o santo.

Já o Nikolaus é o Santo Nicolau de Mira, uma versão do Papai Noel bastante celebrado na Europa (ok, estou reduzindo bastante esse significado, pois muitos dizem ser a real origem do termo Papai Noel). E todo dia 6 de Dezembro, data de sua morte, ele vai visitar os Kindergartens e Schulen na Alemanha para cantar músicas e distribuir saquinhos com nozes, frutas, balas e chocolates.

O que você achou dos diferentes tipos de celebração do Natal na Alemanha? Qual o seu preferido?

 

Outras dicas para sua viagem para a Alemanha

Nós temos muitos posts com dicas se você vai viajar para a Alemanha pela primeira vez, ou mesmo se você já conhece o país. São dicas de planejamento, informações necessárias, como suar o trem, como dirigir na Autobahn e lugares para visitar:

 

Dicas gerais de viagem internacional

Não deixe de ver:

 

Escrevemos também 2 posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

 

 

Além disso detalhamos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

 

Ofertas de hospedagem na Alemanha



Booking.com

Ofertas de passeios em Mercados de Natal na Alemanha

 

Salve esse post no seu Pinterest

Sugestões de imagens para você salvar esse post no seu Pinterest.

 

 

Blogagem Coletiva

Este post faz parte de blogagem coletiva

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile