Ícone do site Ligado em Viagem

5 cidades para uma viagem bate-e-volta na Alemanha

Na Alemanha, há várias cidades que podem ser visitadas em um dia, tornando-as famosas para uma viagem bate e volta ou, na melhor expressão alemã, Ausflug. Assim dá para conhecer várias cidades encantadoras, pequeninas e perfeitas para serem vistas em um dia de passeio sem correria.

Quando vamos fazer um Ausflug (lembrem, é a famosa viagem bate-e-volta alemã), nós levamos em consideração dois pontos:

Tudo o que não se encaixa, nessas duas premissas, vira uma estadia de uma noite, tudo para evitar a fadiga.



De leste à oeste, cidades para se encantar na Alemanha!


Trier (ou Tréveris em português)

Para quem está afim de respirar história Trier, Tréveris em português, é a pedida certa. Mas antes de falar sobre os pontos históricos, vale apontar que Trier fica no vale do rio Mosela, uma das regiões mais lindas da Alemanha, que combina vinhos e natureza de deixar qualquer um de boca aberta. E isso já vale a visita.

Voltando para a parte histórica, Trier tem atrações de fazer inveja, principalmente por ser a cidade mais antiga da Alemanha, fundada pelos romanos no Século I a.C. E como herança desse domínio, é possível visitar alguns pontos históricos como a maravilhosa Porta Nigra, a catedral mais antiga da Alemanha e com vistas bem legais da cidade, e as ruínas termais, a Kaiserthermen, que apesar de muito antiga está bem conservada.


E como Trier não brinca quando se trata de História, ela é a cidade natal de Karl Marx. Dá para vistar a casa-museu onde ele nasceu. Pequeno, porém cheio de conteúdo e bastante interessante para conhecer a vida e influência de tão polêmico pensador. E ironias do capitalismo moderno, dá para comprar pralinês com o rosto de Karl Marx estampado na “padoca” que fica na rua da casa.


Quem quiser saciar a genoveva, vá ao Burgeramt Trier, que é a hamburgueria preferida dos locais e fica entre a casa de Karl Marx e o Palastgarden.


Vai viajar para a Alemanha? Leia as melhores dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha e também as informações necessárias para o planejamento de sua viagem.


Dinkelsbühl

Se você for viajar pela famosa Rota Romântica Alemã, umas das cidades mais bonitas que você irá conhecer é Dinkelsbühl. Uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha, Dinkelsbühl encanta com as casas típicas rodeadas por uma muralha medieval com 20 torres de vigilância.

Nós temos um guia completo de viagem para Dinkelsbühl com dicas de hospedagem, restaurante e todas as atrações turísticas para visitar. Não deixe de ler.

Por ser uma cidade pequena, o ideal é se perder pelas ruas da parte murada, mas não deixe de admirar o Weinmarkt, que é a região que se encontra uma das casas mais bonitas, a “das Deutsches Haus“, que hoje é um hotel.

Uma dica para planejar sua viagem é dar uma olhada no site da Secretaria de Turismo de Dinkelsbühl que tem um Roteiro em Português.

Nós almoçamos na Weibs Brauhaus, restaurante de comida típica da Baviera e bem clima familiar. Adoramos ver o grupo de senhorinhas e senhorezinhos bebendo várias canecas de cerveja e conversando em clima de festa.



Feuchtwangen

Feuchtwangen é outra cidade da Rota Romântica Alemã, porém menos visitada que as suas vizinhas, provavelmente devido ao seu tamanho diminuto e por não ter um ponto de interesse tão chamativo quanto às demais.

Nós temos um guia completo de viagem para Feuchtwangen com dicas de hospedagem, restaurante e todas as atrações turísticas para visitar. Não deixe de ler.


Em Feuchtwangen, queríamos visitar o Kreuzgang, que é um claustro romano do século XII com destaque para seu pátio com arcadas nas laterais. Infelizmente, como estava tendo as apresentações de verão, não conseguimos fazer uma foto decente.


A Markplatz, a principal praça comercial da cidade, tem uma fonte barroca muito bonita e, para aliviar o calor do verão ou esquentar o corpitcho no inverno, tem uma doceria chamada Eiscafé San Marco bem gostosinha.


Conheça outros destinos com as principais cidades e pontos turísticos na Alemanha para sua viagem.


Tüchersfeld

Considerado pelos meios de comunicação alemão como a Meteora Alemã, Tüchersfeld é um povoado da cidade de Pottenstein na Baviera, que enche os olhos dos seus visitantes devido as belíssimas formações rochosas. Perfeito para uma viagem bate-e-volta para quem vai visitar Bamberg.


A melhor dica é estacionar o carro e fazer uma trilha até o topo da Fahnenstein. A caminhada não é  tão fácil, já que em determinado momento é necessário praticamente escalar uma parte. Ainda bem que nossa pequena já está acostumada com as nossas andanças.


A vista da pedra para a cidade e para a floresta da região é muito bonita e vale o esforço.


Quem tiver mais disposição há o Fränkische Schweiz-Museu, um museu que fica dentro do complexo do Judenhof, com exposição de peças antigas e artefatos geológicos da região.


Bamberg

Se a cidade de Bamberg fosse mais perto de casa, com certeza seria mais uma cidade para fazer um Ausflug perfeito, a famosa viagem de final de semana alemã. Mas como são 3 horas e meia de viagem, decidimos fazer um roteiro mais tranquilo para visitar a cidade da cerveja defumada.

Em Bamberg decidimos ficar em um hotel bem no centro histórico, a poucos passos da famosa prefeitura e dos restaurantes e cervejarias. Escolhemos o Ventura’s Hotel & Gästehaus e foi muito bom, quarto enorme, confortável e com minibar gratuito, incluindo água, sucos. O ponto negativo foi o box do banheiro, que era minúsculo, o maridoviski quase não cabia nele direito.


O ponto alto de nosso roteiro de viagem pela cidade foi a Altes Rathaus, a prefeitura antiga debruçada no rio Regnitz com os seus maravilhosos afrescos. Vale a pena acordar cedinho para pegar a área sozinha e conseguir tirar várias fotos legais.


Do lado também fica a Klein Venedig, em português Pequena Veneza, com casas super fofas banhadas pelo rio Regnitz.


Outros lugares bonitos de nosso roteiro são a Bamberger Dom, neue Residenz e alte Hofhaltung, mas mas que não são essenciais.


Por isso, fomos diretos ao Rosengarten, que mesmo no final do outono e em reforma, estava bonito e ainda tem um mirante lindo para a cidade. Infelizmente o Kloster Michelsberg, também famoso pelo seu mirante, estava todo em reforma e não conseguimos visitar, assim adiantamos nossa hora de almoço.


Falando em saciar a genoveva, Bamberg é a cidade da cerveja defumada e tem várias opções de lugares para degustá-las. Nós fomos em dois restaurantes tradicionais da cidade, o Kachelofen e o Schlenkerla, que ficam praticamente um do lado do outro. Então se o Schlenkerla tiver saindo gente pelo ladrão, como costuma ficar já que é mais histórico e famoso, o Kachelofen é uma boa pedida.


A cozinha é típica da Baviera, então muita batata, chucrute e carnes gordas estarão no menu. Quanto a cerveja, de acordo com o maridoviski é bastante gostosa, com um aroma de defumado realmente bem forte. Uma dica preciosa é fazer uma reserva nos restaurantes, principalmente se estiver em um grupo grande, pois a galera fica horas e horas bebendo.

Nós fomos para o Schlenkerla antes do pico do almoço e conseguimos uma mesa sem problemas, é só entrar e sentar. Ah! Espere dividir a mesa com estranhos, isso é mega comum por aqui.


Espero que tenha gostado das dicas, qual dessas cidades ficou teve mais interesse em visitar?


Vai viajar para a Alemanha?

Não deixe de ler também:


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile