Ícone do site Ligado em Viagem

Diferenças entre Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha

Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha

Se pesquisar em nosso blog, você verá que provavelmente o tema Mercado de Natal é o que mais gostamos de escrever. Todo ano, nós procuramos visitar um lugar novo, seja na Alemanha ou outro país, e também fazemos questão de publicar nossa experiência e curiosidades. E dessa vez nós vamos falar das diferenças do Mercado Medieval e do Mercado de Natal na Alemanha.

Vale primeiro dizer que sempre fazemos uma publicação com a agenda atualizada das festas, com as datas de início e fim de cada um dos mercados de natal que já visitamos, além é claro de detalhar mais nossas experiências.

O último post de agenda foi com o Calendário 2023 dos Mercados de Natal na Alemanha.



Aqui na região, em Karlsruhe e Ettlingen, e outros lugares da Alemanha, como Frankfurt e Sttugart, ocorrem Mercados de Natal bem tradicionais, porém é possível encontrar cidades que aproveitam esse período e comoção para realizar dois eventos na mesma época: o Mercado de Natal e  Mercado Medieval.

Apesa de possuírem algumas semelhanças, como barracas de comida e bebidas, eles tem objetivos e tradições bem diferentes.


Mas o que é Mercado de Natal?

O mercado natalino, que na Alemanha normalmente é chamado de Weihnachtsmarkt ou mesmo outros nomes como Christkindlesmarkt em Karlsruhe e Nuremberg ou Sternlesmarkt em Ettlingen, é uma festa que acontece durante o Advento, preparação cristã para o Natal que dura 4 semanas.

É uma festa bem parecida com as nossas Festas Juninas e Julinas, com barracas de comidas típicas, bebidas e “comprinhas”, como belas, roupas e pequenas esculturas.

Além da Alemanha, os Mercados de Natal também ocorrem em outras países, como Strasbourg na França, Londres na Inglaterra e Viena na Áustria.


E o que é Mercado Medieval?

Os Mercados Medievais, que na Alemanha são chamados de Mittelaltermarkt, porém outros países mais conhecidos como Feiras Medievais, são festas que acontecem com o objetivo de recriar esses mesmos eventos da época medieval.

Eles ocorrem em diferentes estações do ano, em países como Alemanha, Portugal, França e até mesmo Estados Unidos. São festas independentes, como a Feira Medieval de Ribeauvillé na França, porém muitas vezes, aproveitando as estruturas e ocasião dos Mercados de Natal, os Mercados Medievais também podem acontecer no mesmo período de Advento.

Nessas festas, as barracas de comidas, bebidas e “comprinhas” buscam imitar ao máximo as dificuldades e ambiente da época medieval, contando inclusive com jogos, como arco e flecha, e apresentações de combate entre cavaleiros e suas espadas.


Quais as cidades que unem Mercado de Natal e Mercado Medieval que visitamos e recomendamos?

Nós já visitamos duas cidades que unem os dois tipos de mercado, Esslingen e Oberursel.

A primeira cidade oferece a festa Esslinger Mittelaltermarkt & Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal e Mercado Medieval de Esslingen) e mesmo sabendo que íamos encontra, foi uma grata surpresa. Você entra na praça principal, onde tem início o Mercado de Natal, e tudo parece uma feira normal, com suas barracas de Bratwurst e Glühwein, porém ao caminhar mais um pouco, chegamos a área do Mercado Medieval.

Aí tudo se altera! 😀

Você começa a esbarrar em pessoas vestidas e fantasiadas de cavaleiros, donzelas, magos e bobos da corte; as comidas são mais rústicas, feitas em fogueiras e servidas em pratos e talheres de madeira; esqueça coca-cola, você irá encontrar apenas hidromel, cerveja e vinho quente; e no lugar de carrosel, as crianças brincam numa pequena roda gigante manual ou em barracas de arco e flecha ou para jogar argolas.


Muito muito divertido, vale bastante a experiência.

Outra sugestão é a Mittelalterliche Weihnachtsmarkt Oberursel, é uma festa mais simples, diferenciando de um Mercado de Natal tradicional apenas por algumas barracas de comidas e bebidas e barracas de artesanatos.


Blogagem coletiva

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem sobre Mercados de Natal. Não deixem de acessar os outros blogs participantes:

Alemanha

Itália

Variados


Outras mercados de Natal que visitamos

Algumas publicações que você pode gostar:


Outras dicas para sua viagem para a Alemanha

Nós temos muitos posts com dicas se você vai viajar para a Alemanha pela primeira vez, ou mesmo se você já conhece o país. São dicas de planejamento, informações necessárias, como suar o trem, como dirigir na Autobahn e lugares para visitar:


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile