Ícone do site Ligado em Viagem

Nikolaus-Dampfzug, o trem Maria Fumaça do Nikolaus em Ettlingen na Alemanha

No embalo da época natalina pipocam, mesmo que timidamente, atividades temáticas em toda para os pequenos e marmanjos aproveitarem o clima. Mas antes de termos o Natal propriamente dito, aqui na Alemanha é celebrado com muita alegria a chegada do Nikolaus.

O São Nicolau é um dos santos mais amados da Europa e como há diversas versões da história da sua vida fica difícil dizer qual é a mais condizente. Mas o que é importante para os pequenos é que o Nikolaus sempre foi bondoso e traz pequenos agrados as mesmas todo dia 06 de dezembro.

 

Assim todo dia 06 de dezembro quem foi uma boa criança ganha um pequeno presente do Nikolaus, geralmente são frutas como (maçã e ou mexerica), algumas nozes e um chocolate no formato do Nikolaus.

Fuçando na internet vimos que a Maria-fumaça da cidade iria fazer passeios especiais para celebrar a chegada do Nikolaus, não perdemos tempo e compramos os nossos tickets para garantir o nosso lugarzinho.

 

Para o ano que vem se alguém estiver se aventurando nos mercados de Natal e quiser ver o Nikolaus procure no site da companhia ferroviária para ver a programação do passeio. O mesmo tipo de passeio existe em outras cidades alemãs, porém a busca no Google deve ser feita em alemão, como “München Nikolaus Dampfzug“.

Nem preciso dizer que a pequena adorou a surpresa, não? Ver o trem chegando com aquela fumaça toda e de quebra ver o Nikolaus de cara, foi demais!

Nós fizemos um video com o passeio completo, incluindo a visita do Nikolaus, músicas natalinas e paradas:

 

Como é o passeio no Nikolaus-Dampfzüge na Alemanha

O trajeto não é longo, entre ida e volta foram duas horas e meia. O suficiente para apreciar a paisagem e curtir o trem. E digo curtir o trem, pois ele é histórico. Um velhinho mega conservado sabe!  Pra quem curte olha a descrição:

 

 

 

Mas o ponto alto foi a passagem do Nikolaus pelos vagões parando em cada família que tinha criança, conversando com cada uma, perguntando se estava no Kindergarten (o jardim de infância alemão) e cantando músicas típicas natalinas.

Tudo muito, mas muito fofo, nem preciso reforçar que a nossa picurucha adorou. Tá primeiro ela ficou meio que sem ação, mas depois curtiu o fato de ter ganhado um presentinho e chocolate do Nikolaus.

 

 

Para os pais tinha um carrinho vendendo Glühwein e Kinderpunsch que é obrigatório neste clima festivo, mas frio, alemão.

 

 

Chegando à estação todos desceram e uma bandinha esperava as crianças convidando-as a cantar as músicas comemorativas do Nikolaus! 😀

 

E claro os Nikolaus, eram 3 no total, tiraram várias fotos, fazendo a alegria dos pequenos. É um passeio bem tranquilo que faz a alegria de qualquer pequenino e um ótimo esquenta para as festas de Natal.

 

Outras dicas para sua viagem para a Alemanha

Nós temos muitos posts com dicas se você vai viajar para a Alemanha pela primeira vez, ou mesmo se você já conhece o país. São dicas de planejamento, informações necessárias, como suar o trem, como dirigir na Autobahn e lugares para visitar:

 

Dicas gerais de viagem internacional

Não deixe de ver:

 

Escrevemos também 2 posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

 

 

Além disso detalhamos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile