Pra lá de Marrakech – Viagem de cinema para Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

Viagem Ait-Ben-Haddou Ouarzazate Marrocos

Em nossa viagem de 7 dias por Marrocos, com base em Marrakech, nós fizemos alguns passeios bate-e-volta, como nossa ida a Cidade de Essaouira e as maiores cascatas de Marrocos, as Cascatas de Ouzoud, mas foi a ida para a cidade cinematográfica de Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate que mais gostei!

Assim como o passeio para Essaouira, nós contratamos a agência da Rita Leitão, que atende pela Marrocos.com. Todos os passeios privativos foram marcados via e-mail e a Rita foi muito prestativa em todos os momentos. Parte do pagamento foi feito através do West Union e o restante no primeiro passeio que fizemos.

O tour já começou muito bem, a estrada até o Ait-Ben-Haddou é realmente bonita, apesar de ser um passeio árduo. As curvas da estrada que cortam a cadeia do Alto Atlas não tiveram piedade de mim, fiquei enjoada até demais para o meu gosto.

Leia nosso post onde desbravamos a cidade de Marrakech de A à Z com dicas e curiosidades.

Como foi o Traslado para Aït-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

Aït-Ben-Haddou é uma cidade fortificada, ksar em árabe, que fica em Ouarzazate na antiga rota entre o deserto do Saara e Marrakech. Fundada em 757, ela é composta por diversas e pequenas fortalezas, kasbahs em árabe, e devido a sua conservação é o ksar mais visitado do Marrocos.

A viagem de Marrakech para Ouarzazate é longa, aproximadamente 4 horas, e passa pelas estradas que serpenteiam o Alto Atlas, que é a cadeia de montanha com os picos mais altos do norte da África. Nós fizemos várias paradas estratégicas, para aliviar o enjoo das curvas e esticar as pernocas, onde Aproveitamos para tomar chá de menta e admirar o trecho mais elevado da estrada, o Tizi n’Tichka com cerca de 2.200 metros de altitude, e (claro) mais chá de menta.

Na parte mais elevada, perto dos picos nevados, nós brincamos até de jogar bolinhas de neve uns nos outros, nem preciso que foi bagunça boa para a pequena. Sim! Nós brincamos na neve antes de chegar no deserto marroquino.

Passando o Alto Atlas, a paisagem muda e a aridez do deserto dá a cara. Aí começa a ansiedade para ver o local onde vários filmes foram feitos como Gladiador, A Múmia, Alexandre, Lawrence da Arábia e até Game of Thrones.

Para conhecer mais dessa veia cinematográfica da cidade, existem alguns guias turísticos que levam os visitantes pelos lugares exatos onde as cenas foram filmadas. Mas mesmo sem um guia, você poderá reconhecer o lugar de alguma obra assistida, como esse episódio da 3a. Temporada de Games of Thrones, quando a Khaleesi Daenerys Targaryen chega na cidade de Yunkai.

Roteiro em Aït-Ben-Haddou em Ouarzazate, Marrocos

Antes de chegar, nós paramos num mirante que dá uma vista muito legal para a cidade e tivemos a oportunidade de interagir com um encantador de serpente. Foi interessante ter esse contato sem a bagunça e movimento da praça  Praça Jemaa el Fna em Marrakech.

Finalmente em Aït-Ben-Haddou, é hora de atravessar o rio Ounila e explorar o labirinto de ruas da fortaleza feita de adobe, material de construção anterior ao moderno tijolo. Devido a sua arquitetura histórica da região e preservação, ela foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987, se tornando também um procurado destino turístico.

Nós descemos do carro, entramos nas vielas de casas marrons e fomos para a ponte que leva ao pequeno monte que é o ponto mais alto do ksar. Já aqui fomos presenteados e recompensados pelo caminho demorado e cansativo. Mesmo que as cores sejam uniformes, as diferentes e grandes construções da citadela são lindas.

Atravessando a ponte, cuja passagem é gratuita, você chega no ksar e pode passear pelas casas, torres de vigia, praças e terraços, com belas vista da região. O caminho é bem tranquilo e seguro, com algumas lojas no caminho. Um ótima oportunidade de compra sem a loucura e pressão dos vendedores dos souks de Marrakech.

A única dica e preocupação aqui é em relação ao horário de visita, já que o ksar de Aït-Ben-Haddou ainda não possui energia elétrica, sendo iluminado apenas por velas durante a noite. Nós fizemos a caminhada bem devagar, admirando cada esquina e fomos até o ponto mais alto da fortaleza.

Mais uma oportunidade de admirar e fotografar muito a região.

Durante a descida, nós encontramos mais um artista marroquino, dessa vez um senhor com seu instrumento típico. A baixinha adorou e ele foi muito simpático, um momento especial no passeio.

Retornamos para o centro, lado moderno da aldeia onde a maioria dos habitantes vivem e trabalham, para saciar a Genoveva. Nós almoçamos no Riad Maktoub, por indicação do motorista que nos levou, e o Maridovisk escolheu um Tajine de Carne com Frutas Secas, um dos melhores que ele comeu em Marrocos, delicioso!

E um “plus a mais” do restaurante é sua vista para a fortaleza e também a companhia que tivemos durante a refeição.

Depois do almoço, nós atravessamos novamente o rio, agora com emoção.  Nós andamos fomos para as margens do rio Ounila e cruzamos para o outro lado por um caminho de pedras, com o objetivo de tirar a foto mais famosa do local. Também é possível chegar nesse ponto andando pelos labirintos da citadela, até tentamos, mas desistimos logo.

E realmente esse ângulo do ksar é impressionante, entendendo o porquê dele ser usado em tantos filmes famosos.

Já no final da tarde, nós atravessamos de volta o rio e passeamos um pouco pelas ruas, eu adorei a cor azul das portas em contraste ao marrom das paredes.

Pegamos nossa carona para regressar para Marrakech, onde aproveitamos para comer mais um delicioso lanchinho no Roti D’or, antes de enfim dormimos.