10 Mercados de Natal na Alemanha + Calendário de 2017

Chegou a melhor época do ano: já estão começando os Mercados de Natal na Alemanha!

Nós gostamos muito de visitá-los e todo ano procuramos conhecer pelo menos uma nova cidade, além, é claro, de bater cartão nos mercados de Ettlingen e Karlsruhe, os mais próximos de onde moramos.

 

Por falar em Ettlingen, outra atividade natalina que amamos é o Passeio na Maria Fumaça do Papai Noel!

Trem maria-fumaça do São Nicolau - Chegada na estação

 

Mercados de Natal são muito parecidos com a quermesse brasileira, com a diferença que eles ocorrem não só em áreas reservadas, como pátios de escolas e igrejas. Também chamados de Feira de Natal ou Mercado Natalino, sua celebração abrange o período do advento, as 4 semanas que antecedem o Natal, onde os cristãos promovem arrependimento, fraternidade e paz.

A Alemanha possui os mais tradicionais mercados natalinos, incluindo os mais antigos, como o de Munique e Frankfurt, cujo primeiras menções datam da Idade Média, século XIV. Porém outros países também possuem eventos parecidos, como a Região da Alsácia na França, Áustria e até mesmo Londres, com seu Winter Wondererland. Por curiosidade o Mercado de Natal de Zagreb foi selecionado como o melhor Mercado de Natal Europeu de 2016, não conhecemos, mas a cidade é linda.

Para ajudar a se planejar, alguns sites fazem o trabalho de listar todas as datas atualizadas de início e fim dos Mercados de Natal. Caso queira conhecer alguma cidade que não listamos aqui, os melhores lugares para procurar são o Weihnachtsmarkt-Deutschland e  o Global-Christmas. Eles estão em alemão, mas como o mais importante é o nome da cidade e data, isso não é problema.

 

Você sabe quais são as diferenças entre Mercado de Natal e Mercado Medieval na Alemanha?

 

10 Mercados de Natal na Alemanha

Segue a lista dos dez Mercados de Natal que visitamos na Alemanha, todos com as datas atualizadas em 2017 e link para o post com detalhes de nossa viagem. E claro, nós esperamos que no ano que vem esse número possa subir. 🙂

Vamos conferir?

 

1. Sternlesmarkt em Ettlingen, de 30/11 até 28/12/2017

 

2. Christkindlesmarkt em Karlsruhe, de 28/11 até 23/12/2017

 

3. Weihnachtsmarkt em Stuttgart, de 29/11 até 23/12/2017

 

4. Weihnachtsmarkt und Mittelaltermarkt em Esslingen, de 28/11 até 22/12/2017

 

5. Goldener Weihnachtsmarkt em Pforzheim, de 27/11 até 22/12/2017

 

6. Weihnachtsmarkt em Koblenz, de 24/11 até 22/12/2017

 

7. Weihnachtsmarkt  em Oberursel, de 30/11 até 03/12/2017

 

8. Weihnachtsmarkt em Frankfurt, de 27/11 até 22/12/2017

 

9. Reiterlesmarkt em Rothenburg ob der Tauber, de 01/12 até 23/12/2017

 

10. Christkindlesmarkt em Nuremberg, de 01/12 até 24/12/2017

 

Nós filmamos a chegada do Papai Noel (ou Weihnachtsmann) no Mercado de Natal em Karlsruhe, a Olivia adorou!




[+] 2 Mercados de Natal na Europa

Além da Alemanha, nós já conhecemos dois Mercados de Natal na Europa, que valem bastante a pena a vista.

 

1. Marché de Noël em Strasbourg na Região da Alsácia, França, de 29/11 até 31/12/2017

2. Winter Wonderland em Londres na Inglaterra, de 17/11/2017 até 01/01/2018

 

Dicas para Visitar os Mercados de Natal na Alemanha

Entrar em enrascada no inverno europeu é muito ruim, melhor se prevenir. Então nossas melhores dicas para facilitar suas visitas e evitar perrengue. :

  • Viaje de trem. É melhor, mais rápido, mais barato e por que incrível que pareça mais confortável. E evita ter que dirigir na neve, que no final do ano pode aparecer a qualquer momento. Para tanto, reserve as passagens até um mês de antecedência para pegar uns descontinhos. O site para comprar as passagens na Alemanha é DBahn.de.
  • Reserve os hotéis com dois meses de antecedência, pois as melhores opções acabam rapidinho.
  • Vá com roupas quentinhas. Novembro e Dezembro por aqui faz frio. Proteja as extremidades e, se for andar muito, compre uma palmilha de pelinho. Na Primark, que está espalhada por todo canto, vende as palmilhas por 1,5 até 3 Euros. Faz toda a diferença ter pés quentinhos.
  • Se estiver viajando com crianças e queira ver as luzes do mercado à noite, chegue por volta das 16 horas. Neste horário dá para ver o mercado de dia e a noite, já que às 16:30 já está um breu e não judia muito dos pequenos, pois evita ficar no frio da noite por muito tempo.
  • Mais uma dica para os pais, se a criança for do tipo exploradora, fique de olho para que ela não se perca na multidão de pessoas. É muita gente atrás de Glühwein! E se quiser usar a tal da coleirinha, não se acanhe, tudo para evitar perrengues.

Não deixe de experimentar as comidas de natal, comprar lembranças de época de natal e, principalmente, suas exclusivas canecas!

 

Se inverno, frio ou mesmo a época natalina não for a sua, não deixe de ler o Guia Completo do Keukenhof na Holanda, escrito pela Robbie Robbie no blog Holandesando, para aproveitar a primavera no jardim de tulipa mais bonito do mundo.

 

Ofertas de Hospedagem na Alemanha



Booking.com

 

Ofertas de Passeios em Mercados de Natal na Alemanha

 

Organize melhor sua viagem
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o TicketBar oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós.

Edson Amorina Jr

Nasci em Osasco/Brasil e me formei em Ciência da Computação pela UNICAMP. Sempre fui um amante de cinema e quadrinhos, hoje eu moro em Ettlingen na Alemanha e divido meu tempo entre cuidar de minha filha, esposa e viagens com família.

12 comentários em “10 Mercados de Natal na Alemanha + Calendário de 2017

  • 20 de novembro de 2017 em 19:29
    Permalink

    Aiiii… quero lembrancinhas de natal, comidas de natal e esses mercados lindos! A única coisa que eu deixo de lado (não, não é a uva passa na comida, essa eu gosto!) é o frio… sou mais feliz com o natal no verão, rs

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 09:53
    Permalink

    Que feirinhas mais pitorescas, parecem saídas de filmes! coisa mais linda a decoração, essa época de Natal é demais… boa dica para entreter os pequenos

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 11:22
    Permalink

    Nossa… amei esses mercados de Natal. Deve ser muito divertido visitar todos eles. Adorei as dicas!

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 11:29
    Permalink

    Adoro esses posts de natal! É tudo tão lindo! Morri de vontade de passear por essas bandas! Parabéns pela seleção.

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 11:42
    Permalink

    Que sonho conhecer todos esses mercados de natal!!! Sempre quis visitar algum mas nunca estou na europa nessa época! Por enquanto vou conhecendo pelas das suas fotos! 🙂

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 11:43
    Permalink

    Adoro esta quadra, as cidades ficam lindas e a música nas ruas ajuda a entrar no espírito natalício. Eu começo sempre a cantarolar. Que entrada triunfante: como fizeram para o Pai Natal chegar a voar? Imagino que a criançada adorou.

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 11:49
    Permalink

    Ahhh que legal!!!! Se tem uma coisa que eu puxei da minha mae eh a paixao (e o vicio) pelas coisas de natal! hahaha eu ia me acabar em todas essas feiras… esse clina natalino na europa, com frio, eh tudo de bom. Valeu pelas dicas!

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 13:43
    Permalink

    Mercados de Natal são um dos pontos altos de uma viagem no inverno, percebi que conheço muito poucos, mas felizmente consegui conhecer alguns, esses da Alemanha são incríveis!

    Resposta
  • 22 de novembro de 2017 em 00:53
    Permalink

    São tão lindos os mercados de Natal na Europa, coisa de cinema. Mas o que mais gosto são as comidinhas deliciosas e típicas, além das lembrancinhas para trazer pra casa. Adoro, belo post!

    Resposta
  • 22 de novembro de 2017 em 08:01
    Permalink

    Fico só imaginando as luzes de natal e o friozinho, com um bom copo de Glühwein para aquecer. Que bela época para visitar a Alemanha.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *